Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde inaugura aparelho de cintilografia no Hospital Vida e Saúde, no Rio Grande do Sul

Equipamento será útil para diagnósticos e tratamentos em alta complexidade, como oncológicos, cardiovasculares, renais, pulmonares e neurológicos.

Durante visita ao município de Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, inaugurou as instalações do setor de cintilografia do Hospital Vida e Saúde, neste sábado (27). O equipamento, que foi adquirido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) ao custo de R$ 699,8 mil, reforça a realização de exames para diagnósticos e tratamentos de alta complexidade, como oncológicos, cardiovasculares, renais, pulmonares e neurológicos.

“Com recursos do Pronon, nós já colocamos equipamentos aqui que já estão em funcionamento e hoje vamos inaugurar mais um. Um equipamento de cintilografia, útil no diagnóstico por imagem. Mas muito mais importante do que equipamentos sofisticados, do que obras de pedra e cal, são vocês que fazem essa grande instituição. São vocês a garantia de resultado. São vocês a garantia de que construiremos uma saúde pública a altura do que o povo do Brasil quer. Saúde como um direito fundamental”, afirmou o ministro durante a inauguração.

Mais de 240 mil pessoas serão beneficiadas pelo novo serviço que será oferecido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cintilografia é um dos exames de imagem mais modernos e precisos. Esta é a área da medicina nuclear utilizada para analisar, com precisão, a função dos órgãos e tecidos. É a primeira vez que a população de Santa Rosa tem acesso a esse tipo de exame e tecnologia. Antes, quando necessário, os pacientes precisavam se deslocar para os municípios mais próximos que ofereciam essa técnica.

“Em nome do Ministério da Saúde eu agradeço a vocês por se dedicarem de maneira tão altruísta ao SUS”, concluiu o ministro Queiroga.

Inaugurado em 1935, o Hospital de Caridade de Santa Rosa, ou Hospital Vida e Saúde, é uma entidade filantrópica que dedica pelo menos 60% de todos os atendimentos e procedimentos aos pacientes do SUS. Durante a agenda, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também visitou as instalações do novo centro cirúrgico do hospital. A nova ala conta com oito salas de cirurgia em uma área de 2.400 metros quadrados, 21 leitos e equipamentos cirúrgicos de última geração. No campo da cardiologia, será possível suprir toda a demanda da população.

Hospital Vida e Saúde

A unidade é referência em serviços e procedimentos de média e alta complexidade para a população de Santa Rosa e de outros 22 municípios vizinhos, oferecendo assistência de qualidade em diversas especialidades médicas. Entre elas estão cardiologia, oncologia, pneumologia, neurologia, terapia nutricional, enteral e parenteral, traumato-ortopedia, videocirurgias, hemodiálise e cuidados prolongados. O hospital também é habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) para a realização de atendimentos em radioterapia e hematologia.

Atualmente, o hospital tem capacidade de realizar cerca de 1.200 internações por mês e consta com 102 leitos destinados aos pacientes da rede pública de saúde.

Pronon

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) foi desenvolvido para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da oncologia. A ideia é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais, apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis, além de realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.
Em 2020, o Ministério da Saúde aprovou 63 projetos do Pronon e do Pronas/PCD. O investimento foi de R$ 159,4 milhões.

Com informações do portal gov.br (29/11/2021)