Leia também

Ministério da Saúde e Una-SUS lançam cursos sobre pesquisa clínica

Tema faz parte de um dos objetivos específicos do Plano de Ação da Nova Indústria Brasil, elaborada estrategicamente para que o país tenha um Complexo Econômico-Industrial da Saúde resiliente.

O Ministério da Saúde e o Sistema Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) disponibilizam quatro novos cursos sobre pesquisa clínica: “Introdução à epidemiologia clínica”; “Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado: racional, objetivos e delineamento do estudo (I)”; “Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado: racional, objetivos e delineamento do estudo (II)”; e, “Elaborando Um Protocolo de Ensaio Clínico Randomizado: considerações estatísticas, éticas e operacionais (III)”. As capacitações são ofertadas pela Fiocruz Brasília, por meio da plataforma da Una-SUS.

As matrículas podem ser realizadas no site da Una-SUS

O curso “Introdução à Epidemiologia” traz conceitos iniciais a respeito dessa ciência. E os outros três apresentam conteúdos voltados à “Elaboração de protocolos de ensaio clínico randomizado”, tais como delineamentos observacionais; causalidade; estrutura de um protocolo de estudo clínico; estrutura de uma introdução de protocolo de pesquisa; importância da questão de pesquisa; entre outros.

As aulas são online, gratuitas e podem ser acessadas de acordo com a disponibilidade de tempo e o ritmo de aprendizagem dos inscritos, a fim de possibilitar autonomia e flexibilidade na construção do conhecimento. As ofertas educacionais são voltadas aos profissionais que atuam no campo da pesquisa ou que desejam iniciar os estudos em pesquisa clínica, mas também são abertas aos demais interessados nos temas. Ao final do curso, será disponibilizado um certificado de conclusão.

Inicialmente, os cursos foram produzidos e ofertados, por meio de projeto desenvolvido pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento (HMV), com financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Entre maio de 2020 e julho de 2021, mais de 16,5 mil pessoas concluíram o curso. Em 2024, a pasta passou a disponibilizar os cursos por meio da Una-SUS visando ampliar a oferta de formação na área e, assim, aumentar o potencial do Brasil de desenvolver e atrair ensaios clínicos. 

Essa ação é uma iniciativa estratégica do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil

A pesquisa clínica é parte de um dos objetivos específicos da Missão 2 do Plano de Ação da Nova Indústria Brasil, elaborada estrategicamente para que o país tenha um Complexo Econômico-Industrial da Saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde.

O compromisso de qualificar pesquisadores brasileiros para aprimorar a pesquisa clínica nacional está formalizado pela Sectics no Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, instituído por meio da Portaria GM/MS nº 559, de 09 de março de 2018. O documento possui um eixo dedicado à “Formação em Pesquisa Clínica”, que tem por objetivo promover a qualificação continuada de recursos humanos nessa área, por meio do apoio ao desenvolvimento de cursos de curta duração e de programas de pós-graduação stricto e lato sensu.

Conheça os outros eixos do Plano de Ação 

SERVIÇO:  

  • Faça a matrícula no curso Introdução à Epidemiologia Clínica – Carga horária: 20h 
  • Faça a matrícula no curso Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado (I) – Carga horária: 10h 
  • Faça a matrícula no curso Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado (II) – Carga horária: 10h 
  • Faça a matrícula no curso Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado (III) – Carga horária: 10h 

Com informações do Portal Gov.br – 17.01.2025