Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde e Fiocruz lançam, nesta terça (31), curso de autocuidado para prevenção de doenças crônicas

Inscrições estão abertas; webinário de lançamento será transmitido pelo canal do DataSUS no YouTube.

Para capacitar profissionais que atuam na atenção primária, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançam o curso “Autocuidado em saúde e a literacia para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na APS”. A proposta será apresentada nesta terça-feira (31) a professores, por meio de um webinário.

O objetivo é pontuar estratégias e as possibilidades de intervenções que serão aprofundadas no curso para trabalhadores da APS, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, entre outros. A capacitação online e gratuita de 60 horas vai possibilitar a qualificação na comunicação em saúde, de modo que profissionais e usuários possam compartilhar informações sobre estilo de vida.

O webinário de apresentação, que conta com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), está previsto para começar às 14h, com transmissão ao vivo (LANÇAMENTO DO CURSO DE AUTOCUIDADO).

Confira a programação:
14h às 14h10: abertura (Ministério da Saúde, Opas e coordenação do curso)

14h10 às 14h40: palestra “Perspectivas: da literacia para a saúde ao autocuidado, no contexto da promoção da saúde e o papel da salutogênese” (Drª Rosane Aparecida de Sousa – UFTM e Drª Ana Luiza Braz Pavão – ICICT/Fiocruz)

14h40 às 15h: apresentação do curso na plataforma do campus virtual

15h às 15h20: debate/dúvidas do público (Moderadoras: Drª Rosane Aparecida de Sousa – UFTM e Drª Ana Luiza Braz Pavão – ICICT/Fiocruz)

15h20 às 15h30: encerramento (Ministério da Saúde, Opas, coordenação do curso)

Com informações do Portal Gov.br (01/02/2023)