Pasta foi criada por lei em 1953 para a implementação de políticas públicas de saúde.
Vinte e cinco de julho de 1953. Nesta data começava a história do Ministério da Saúde como uma instituição de Estado criada por lei. Ao longo desses 69 anos, a Pasta tem trabalhado para promover a saúde de todos os brasileiros por meio da formulação e implementação de políticas públicas, pautando-se pela universalidade, integralidade e equidade – todos estes princípios determinados pela Constituição Federal e diretrizes fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
É tarefa do Ministério da Saúde como órgão do Poder Executivo Federal a organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. A principal visão do órgão que coordena o SUS é promover um sistema público efetivo e reconhecido por todos.
“Começamos, hoje, a viver uma contagem regressiva para os setenta anos de existência dessa instituição, que, por meio de muito trabalho, ganhou importância para todo o País e conquistou reconhecimento internacional”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que é o 50º chefe do SUS ao longo de quase 70 anos. Conheça o perfil de todos os ministros na Galeria da Biblioteca Virtual.
Com informações do portal gov.br (25/07/2022)