Acordo com Unicamp, USP e Unesp prevê desenvolvimento de pesquisas no campo da ciência e inovação
O Ministério da Saúde assinou, nesta terça-feira (20), uma carta de intenções com três universidades para explorar oportunidades de integração e desenvolver atividades de cooperação nos campos assistencial, acadêmico e tecnológico.
O acordo, assinado com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), prevê o desenvolvimento de pesquisas no campo da ciência e inovação em saúde, em atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta também tem foco no avanço de campanhas prioritárias do sistema público, incluindo campanhas de vacinação e de educação em saúde.
“Este é um momento especial para pensarmos propostas estruturantes. A ideia é que sejamos um país com mais autonomia no que se refere aos produtos de saúde e a outros da ciência e tecnologia, além do fortalecimento da capacidade de desenvolvimento”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a assinatura do acordo.
Na oportunidade, a ministra ressaltou o papel que os serviços de saúde desempenham no desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, já que a proposta da carta de intenções também é construir formas de reduzir a dependência de importações.
O Ministério da Saúde e as universidades vão elaborar, em conjunto, planos de trabalho que serão construídos por equipes e grupos técnicos, e estabelecidos formalmente por acordos, convênios ou outros instrumentos específicos, bem como manter as discussões para explorar outras atividades de cooperação.
Com informações do portal GOV.BR (27/06/2023)