Leia também

Ministério busca aprimorar governança e segurança de dados em economia da saúde

Comitiva de secretaria esteve em Salvador, onde conheceu práticas exitosas de instituições locais.

Representantes do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), hoje parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (Sectics), estiveram Salvador, entre os dias 22 e 23 de maio. Na ocasião, conheceram boas práticas de governança, curadoria e segurança de dados adotadas por instituições de referência na área.

Atualmente gerindo três grandes sistemas de informação do SUS – o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), o Banco de Preços em Saúde (BPS) e o ApuraSUS –, o departamento lida com um robusto volume de informações com entes federados e instituições de saúde, motivo pelo qual conhecer novas técnicas e iniciativas de segurança e governança de dados tem sido uma prioridade.

Durante as visitas às instituições baianas, colaboradores do Desid identificaram diversas práticas de aprimoramento da gestão de dados a serem replicadas pelo departamento já em 2024. Entre as demais ações de sucesso percebidas na cidade, estão o desenvolvimento de políticas e ações por meio da promoção da cultura de segurança da informação e comunicações.

Isso inclui a proposição de ações de monitoramento físico, controles digitais, políticas claras de segurança, e ambientes seguros e controlados. Outro destaque foi a curadoria de dados, que envolve coletar, selecionar, arquivar, manter e preservar informações, com o objetivo de gerenciar todo o ciclo de vida dos dados coletados.

Em diálogo com as instituições visitadas, foi levantada, ainda, a possibilidade de firmar uma parceria para a elaboração das Contas SHA em âmbito estadual, na Bahia. Trata-se de uma metodologia internacional de Contas de Saúde que possibilita análises do financiamento e da alocação dos gastos em saúde, permitindo ainda a comparabilidade internacional.

Entre as organizações que tiveram suas práticas conhecidas pelo ministério estão: o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz (Cidacs) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI – BA).

Com informações do Portal Gov.br – 11.06.2024