Software gratuito, usado no SUS, ganhou várias novidades como videochamada em tablets e smartphones, atestado médico digital, inserção do nome social do profissional de saúde e outras.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um software gratuito, disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os municípios brasileiros. Na quinta-feira (7), a nova versão da ferramenta – utilizada principalmente na atenção primária à saúde (APS) -, foi lançada e apresentada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.
“Esta é uma atualização bastante esperada por gestores e profissionais de saúde”, explicou o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, durante o encontro. “A versão 5.3 terá impacto significativo na qualidade da saúde prestada aos cidadãos e, também, facilitará o cotidiano dos trabalhadores da rede, unificando dados, agilizando e automatizando processos”, defendeu.
Confira as principais novidades:
Unificação de bases de dados descentralizadas
Um único prontuário pode ser acessado por todos os pontos da rede no município, com as informações dos usuários compartilhadas, facilitando o acompanhamento dos casos e evitando a perda de dados;
Simplificação do HTTPS automatizado
A inserção do “S” no endereço eletrônico “HTTP” traz segurança e facilita a sincronização de aplicativos, como o e-SUS Território, utilizado pelos agentes comunitários de saúde, com o Prontuário Eletrônico. Também ajuda os municípios que não contam com equipe de TI;
Videochamadas adaptadas para tablets e smartphones
Elas já existiam, mas apenas para computador e notebook. As videochamadas permitem, por exemplo, que um profissional da equipe de Saúde da Família convide um profissional de uma equipe eMulti para um atendimento compartilhado;
Importação dos beneficiários do Bolsa Família do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) para o PEC
Facilita a busca ativa das pessoas quando elas não vão até a unidade;
Novo campo para inserção do nome social do profissional de saúde
A mudança deixa o prontuário (e a estratégia e-SUS APS) mais inclusivo;
Envio de atestado médico digital diretamente ao e-mail do cidadão
Como já ocorre com a prescrição médica;
Melhorias na função “Busca Ativa de Vacinação”
A funcionalidade já existia, mas houve aprimoramento nos filtros para grupos específicos – idosos, gestantes, etc;
Nova interface para o acompanhamento do território, com cadastro e atualização de imóveis e famílias
Existia em um módulo menos avançado. Agora ele permite a gestão completa de imóveis e famílias diretamente pelo Prontuário, sem a utilização do módulo antigo. Há um novo campo para localização “Periurbana”, além das tradicionais “Urbana” e “Rural”. É possível visualizar a geolocalização dos imóveis e visitas domiciliares, quando registradas pelo aplicativo e-SUS Território.
Qualificação do registro de teleatendimento
Agora estão disponíveis informações do pós-atendimento, para acompanhar a evolução do paciente;
Prescrição de medicamentos com doses fracionadas por turno
É a possibilidade prescrever a quantidade exata da dosagem que o paciente tem que tomar, mesmo que diferente do que vem na embalagem do medicamento;
Acesso rápido na agenda
Todas as agendas da Unidade Básica de Saúde (UBS) ficam acessíveis para os profissionais que utilizam o prontuário.
Todas essas funcionalidades foram validadas pelos estados e municípios do grupo piloto: Assis (SP); Biguaçu (SC); Manaus (AM); Pelotas (RS); Juazeiro do Norte (CE); Doutor Severiano (RN); Arujá (SP); Teresina (PI); Mucajaí (RR); Medina (MG); Brasília (DF); Londrina (PR); Otacílio Costa (SC); e Recife (PE), além das gestões estaduais do Espírito Santo e do Mato Grosso.
Manual, site, webinário e cursos
Para saber mais sobre as funcionalidades, basta acessar o Manual e-SUS APS, que foi revisado e ampliado com as inovações da nova versão do Prontuário Eletrônico e já estão disponibilizadas. O site do e-SUS APS também foi reformulado e agora conta com um layout mais moderno e recursos atualizados, garantindo que as informações estejam acessíveis e disponíveis para todos de forma mais rápida e eficiente.
Além disso, na próxima quinta-feira (14), o Ministério da Saúde realizará um webinário sobre as novidades da versão 5.3 no canal do DataSUS no YouTube, durante o qual todas essas atualizações serão detalhadas. “O público prioritário é de profissionais da gestão e da saúde, especialmente da atenção primária, e profissionais de tecnologias digitais de informação e comunicação. Durante a transmissão, nossa equipe estará disponível no chat para responder dúvidas e encaminhar questões relevantes na interação com os convidados”, convida o coordenador-geral de Inovação e Aceleração Digital da APS, Rodrigo Gaete.
Os trabalhadores também podem fazer os cursos do Educa e-SUS APS, uma plataforma online e gratuita desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para melhor capacitação no uso do Prontuário Eletrônico.
Com informações do Portal Gov.br – 08.11.2024