Participação é essencial para que Brasil obtenha certificado de erradicação da doença.
A Anvisa está convocando as Vigilâncias Sanitárias de todo o país para apoiar a ação conjunta pela obtenção do Certificado Internacional da Erradicação da Poliomielite.
Para isso, todos os laboratórios públicos, privados e instituições de pesquisa que possam armazenar ou manipular amostras contendo poliovírus — seja o vírus selvagem ou vacinal — são convidados a responder periodicamente a um inquérito on-line.
O inquérito de poliovírus visa identificar e atualizar informações sobre os laboratórios brasileiros, além de verificar o estado de manipulação e armazenagem de amostras, a fim de identificar possíveis laboratórios com materiais infecciosos ou potencialmente infecciosos de poliovírus.
A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), é responsável por conduzir e monitorar a contenção do poliovírus no Brasil.
Como as Vigilâncias Sanitárias podem ajudar?
Localizando e contatando os laboratórios de sua jurisdição que constam na lista dos que ainda não responderam ao inquérito (ver abaixo as listas por região).
Incentivando e garantindo o amplo acesso e preenchimento do formulário.
Como participar?
Todos os laboratórios devem preencher o formulário disponível em https://forms.gle/g1GUzAn7UafhvTjQ9.
Prazo estipulado pela CGLAB/MS: 60 dias.
Listas dos laboratórios que ainda não responderam ao inquérito:
Para saber mais sobre o programa de contenção da poliomielite, acesse a página do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/poliomielite/contencao-do-poliovirus
Com informações do Portal Gov.br – 30.09.2025.