Logo ABIIS

Leia também

IV Congresso da Rebrats reúne centenas de pessoas para debater temas relacionados à Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil e no mundo

Evento, que vai até esta sexta-feira (20), terá transmissão ao vivo e contará com tradução simultânea

Cerca de 800 pessoas são esperadas para o “IV Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) – O papel da ATS no enfrentamento dos desafios contemporâneos em saúde”, que teve início na segunda-feira (16), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Com a participação de palestrantes e convidados nacionais e internacionais, a proposta é debater temas estratégicos e inovadores em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

Até sexta-feira (20), serão discutidas questões como o valor das tecnologias em saúde e precificação justa, participação social em ATS, sustentabilidade econômica do Sistema Único de Saúde (SUS), Complexo Econômico-Industrial da Saúde, ATS para o desenvolvimento de tecnologias e saúde planetária e ATS, entre outros. “Além do tema e da relevância do evento em si, como momento de troca entre profissionais e fortalecimento da Rede, o Congresso ocorre no contexto da comemoração dos 20 anos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha. As inscrições se encerraram na última semana, pois, em 20 dias, todas as vagas foram preenchidas.

O evento terá transmissão ao vivo e contará com tradução simultânea. Para participar de forma remota, não é necessário realizar inscrição. Acesse a programação completa.  

Entre os nomes convidados para esta edição estão Andrés Pichón-Riviere, diretor do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS); Wija Oortwijn, integrante do conselho do Health Technology Assessment International (HTAi); e Rufaro Kausi, diretora associada interina do National Institute for Health and Care Excellence (NICE).

A programação conta ainda com cursos pré-congresso, realizados na segunda e terça-feira (16 e 17), que tiveram como público-alvo profissionais dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) que compõem a Rebrats. Atualmente, são 110 Nats de instituições a serviço do SUS, como hospitais e universidades, distribuídos em todas as regiões do país, e mais de 800 profissionais cadastrados na Rede. “O IV Congresso da Rebrats é resultado deste trabalho conjunto. Uma oportunidade para expandir em diferentes temas, fortalecermos a Rede e avançarmos”, afirmou a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (Dgits/Sectics), Luciene Bonan.

Já na sexta-feira (20), a Rebrats oferecerá duas oficinas internas para os integrantes dos Nats: uma sobre tradução do conhecimento, em colaboração com o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), e outra para aprofundar a elaboração dos relatórios de ATS. 

A Rebrats viabiliza a elaboração e a disseminação de estudos de ATS prioritários para o SUS e tem estabelecido a ponte entre pesquisa, ensino e gestão, como forma de fortalecer a tomada de decisão em saúde com base em evidências científicas, na perspectiva da ATS. Nessa dinâmica, a Rede dá suporte ao processo de avaliação de tecnologias pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), com a elaboração de Diretrizes Metodológicas que padronizam os estudos para avaliação das tecnologias; Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs); análise de demandas de incorporação solicitadas à Conitec; estudos de ATS para o Ministério da Saúde, incluindo o monitoramento do horizonte tecnológico e monitoramento pós-incorporação.

Submissão de trabalhos e premiação 

Ao todo, 294 trabalhos foram submetidos e 204 aprovados, atendendo a um dos três eixos temáticos: sustentabilidade dos sistemas de saúde; implementação de tecnologias e diretrizes clínicas de saúde; e equidade e acesso. Os trabalhos selecionados para apresentação oral concorrerão a premiação em dinheiro.

Saiba mais 

A Rebrats foi criada nos anos 2000 com o objetivo de fomentar o campo da ATS no país. Com essa estratégia, gerida pela Sectics, a Rede tem expandido o trabalho. Ela é composta por um comitê-gestor, do qual participam áreas do Ministério da Saúde, além do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) é uma instituição parceira e tem apoiado na colaboração e fortalecimento da Rede, além de exercer o papel de Secretaria-Executiva da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (RedETSA), também parceira da Rebrats.

Ministério da Saúde

Com informações do portal GOV.BR (24/10/2023)