A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde, representada pelo gerente executivo Davi Uemoto, teve uma agenda intensa de reuniões em Brasília, na semana passada, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e na Anvisa.
Em 11 de novembro, Davi Uemoto participou do lançamento da edição 2025 do estudo “Emendas na Saúde: Reduzindo Desigualdades”, realizado pela Rede Temática de Saúde do Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE). O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. “O relatório busca produzir diagnósticos e fornecer aos parlamentares e suas equipes subsídios técnicos e informações claras para apoiar decisões mais justas na alocação de emendas parlamentares para a saúde, que representam 11% do orçamento da pasta”, explicou o gerente executivo da ABRAIDI.
No mesmo dia, Davi Uemoto acompanhou, no Senado Federal, o simpósio “O Futuro da Medicina e a Medicina do Futuro”, organizado pela Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) e pela Frente Parlamentar em Prol da Saúde 4.0 e do Acesso e Uso Racional de Equipamentos e Dispositivos Médicos (FPMedTec).

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o gerente executivo da ABRAIDI reuniu-se com as equipes do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) e do deputado distrital Wellington Luiz (MDB), presidente da Casa. “Pudemos tratar da internalização do Convênio ICMS nº 78/2025 no Distrito Federal. O rito é muito semelhante ao adotado pelo estado do Rio de Janeiro: o Poder Executivo encaminhou a solicitação ao Legislativo, que deve votar o projeto de lei. O tema deve ser pautado em breve”, explicou.
Na quinta-feira, Davi Uemoto participou de um seminário no Ministério da Saúde sobre os avanços e desafios nas ações de prevenção de cânceres, que contou com a participação do corpo técnico da pasta e de 30 pacientes. Na ocasião, também foi apresentado o Projeto Sonhar é Viver, da ONG Vilma Okano, que realizou o sonho de 30 pacientes em estágio avançado da doença, permitindo que visitassem o Cristo Redentor por meio de realidade virtual.

Representando a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, da qual a ABRAIDI é uma das entidades integrantes, ao lado da CBDL e da AdvaMed, o gerente executivo participou de reunião com o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, e o diretor-adjunto, Diogo Soares. “Reconhecemos o importante papel desempenhado pela Agência, sempre aberta ao diálogo transparente, e destacamos o pleito da ABIIS pelo fortalecimento da Anvisa, com a solicitação de recomposição do quadro de servidores e a defesa da autonomia da Agência”, informou Uemoto, que também destacou a discussão sobre a importância do mecanismo de reliance e a necessidade de ampliação do modelo, contemplando outros países em um esforço de reconhecimento mútuo. “Por fim, falamos da realização de uma agenda de capacitação. O setor produtivo tem realizado apresentações à Anvisa com o objetivo de demonstrar o funcionamento das novas tecnologias, uma vez que é a indústria que concebe, desenvolve e fabrica os dispositivos médicos e, portanto, conhece os materiais, as inovações e o processo produtivo”, completou.
Davi Uemoto também esteve presente no lançamento do Portal Saúde Sem Engano, na Câmara dos Deputados, conduzido pela deputada federal Adriana Ventura (Novo/SP). “A iniciativa, que conta com o apoio institucional da ABRAIDI, tem como objetivo enfrentar a falsificação de documentos de saúde”, ressaltou o gerente executivo.
Com informações do ABRAIDI – 17.11.2025.