Leia também

Instituto Eldorado abre as portas para representantes da ABIIS

Um grupo de executivos da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), da qual a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial fazem parte, visitou a sede do Instituto Eldorado, em Campinas/SP, em 5 de novembro. Os representantes da ABRAIDI e da CBDL foram recebidos pelo consultor de Novos Negócios em Saúde, Lucas Selem, e o gestor de Novos Negócios, Vinicius Pagano.

O Instituto Eldorado é uma instituição sem fins lucrativos, que atua há 25 anos na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, criando soluções para diversos setores da economia como Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Agronegócio, Óleo e Gás, Automotivo e Saúde, que também inclui a área de dispositivos médicos e equipamentos.

“Tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura e o complexo de soluções do Eldorado, iniciando a visita no local onde são realizados testes laboratoriais. Conhecemos, por exemplo, as câmaras semi-anecoicas de radiofrequência (RF), que são estruturas especialmente projetadas para realizar medições de RF com alta precisão”, contou gerente executivo da ABRAIDI, Davi Uemoto.

Segundo descrição do site do Instituto, dentro da câmara é possível realizar vários tipos de ensaios, como medição de potência de saída, ganho, impedância, polarização, ruído, intermodulação e compatibilidade eletromagnética (EMC). “Os ensaios de EMC são feitos para avaliar se os dispositivos de RF cumprem os requisitos de emissão e imunidade estabelecidos pelas normas vigentes. Esses ensaios incluem a medição da emissão de ondas eletromagnéticas emitidas pelo dispositivo e a avaliação da imunidade do dispositivo à interferência eletromagnética externa”.

O gerente executivo da ABRAIDI lembrou que o grupo ainda visitou o laboratório de packaging (encapsulamento) de circuitos integrados (chips). “Tivemos uma ‘aula’ sobre microeletrônica e toda complexidade que envolve a área de semicondutores, parte fundamental de todo dispositivo eletrônico”. Os representantes da ABIIS conheceram produtos desenvolvidos pelo Instituto em conjunto com a indústria de dispositivos médicos, em um conceito de inovação aberta, capaz de acelerar o desenvolvimento de acordo com as principais regulamentações estabelecidas.