Cooperação pretende viabilizar a utilização de evidências do mundo real nos processos decisórios de regulação.
A Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (International Coalition of Medicines Regulatory Authorities – ICMRA) publicou, no dia 22 de julho, um documento acerca da relevância da colaboração internacional para viabilizar as evidências do mundo real (EMRs) nos processos decisórios da regulação.
As EMRs são obtidas a partir de dados de pacientes. Esses dados são coletados de diversas fontes, como prontuários eletrônicos, dados de registro de produtos, entre outros, que fornecem informações sobre o uso, os riscos e os benefícios de produtos médicos.
O trabalho publicado pela ICMRA é resultado das discussões realizadas em junho deste ano, a partir do compartilhamento de experiências, inclusive da Anvisa, e dos desafios do uso das EMRs na regulação de medicamentos. Também está prevista a identificação de oportunidades de colaboração regulatória no futuro.
Acesse o documento na íntegra, em português e em inglês.
Saiba mais
A ICMRA é um fórum internacional de nível executivo integrado pelas principais autoridades reguladoras mundiais, incluindo a Anvisa. O fórum busca estabelecer uma orientação estratégica comum para os reguladores de medicamentos sobre questões e desafios regulatórios compartilhados.
Juntamente com as autoridades reguladoras da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Japão, Reino Unido e União Europeia, a Anvisa integra o Comitê Executivo da ICMRA.
Com informações do portal gov.br (04/08/2022)