Logo ABIIS

Leia também

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: transformação digital no SUS e reuniões com BID e CIT pautaram a semana

Outras informações estão disponíveis nas redes sociais do Ministério da Saúde

Transformação digital no SUS, diálogo com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA) foram alguns dos temas tratados na agenda da semana da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Confira os destaques:

  • Segunda-feira (27)

Técnicos da SGTES/MS deram início aos atendimentos aos gestores municipais de todo o Brasil que participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. As consultas foram realizadas na sede do Ministério da Saúde e no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Estandes foram disponibilizados para tirar dúvidas de demandas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), e as principais ações do governo federal. Também foram distribuídos materiais sobre programas e ações da secretaria. A equipe técnica ficou à disposição dos prefeitos, secretários municipais e parlamentares ao longo dos cinco dias de evento, que reuniu cerca de 10 mil pessoas. O atendimento ficou disponível até esta sexta (31).

  • Terça-feira (28)

A secretária Isabela Pinto participou do Simpósio Transformação Digital no SUS, promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília. O evento discutiu o fortalecimento das plataformas de informação e a transformação digital no sistema de saúde brasileiro.

Na oportunidade, Isabela afirmou que todo o Ministério da Saúde deve estar integrado e alinhado para vencer os desafios no âmbito da saúde digital. “Vamos precisar fazer importantes investimentos na formação dos profissionais de saúde para o desenvolvimento dessa área. Essa estratégia é importantíssima para as inovações tecnológicas, além de tantas outras ações que devem ser implementadas com foco no SUS e nas políticas públicas”, defendeu.

  • Quarta-feira (29)

O diretor Bruno Guimarães esteve reunido, em Brasília, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil para uma missão técnica que tratou de temas como a formação e preparação de recursos humanos em saúde, a regulação do trabalho e o intercâmbio entre profissionais. Os representantes do BID estão realizando encontros com todas as secretarias do Ministério da Saúde. A partir dessas conversas, serão avaliadas as ações e parcerias que serão priorizadas pelas instituições.

  • Quinta-feira (30)

A diretora de Programas, Laíse Rezende, participou da 3° Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e demais secretários da Pasta. A CIT promove espaços intergovernamentais, políticos e técnicos em que ocorrem o planejamento, a negociação e a implementação das políticas de saúde pública. As decisões se dão por consenso, e não por votação, o que estimula o debate e a negociação entre as partes.

  • Sexta-feira (31)

Isabela Pinto encerrou a semana participando da aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA). A palestra abordou os desafios do SUS e os rumos da gestão do trabalho e na educação saúde. Também durante a aula, a secretária da SGTES/MS falou sobre os desafios para o desenvolvimento e fortalecimento na formulação de políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.

Com informações do portal GOV.BR (04/04/2023)