Outras informações estão disponíveis nas redes sociais do Ministério da Saúde
Transformação digital no SUS, diálogo com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA) foram alguns dos temas tratados na agenda da semana da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
Confira os destaques:
- Segunda-feira (27)
Técnicos da SGTES/MS deram início aos atendimentos aos gestores municipais de todo o Brasil que participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. As consultas foram realizadas na sede do Ministério da Saúde e no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Estandes foram disponibilizados para tirar dúvidas de demandas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), e as principais ações do governo federal. Também foram distribuídos materiais sobre programas e ações da secretaria. A equipe técnica ficou à disposição dos prefeitos, secretários municipais e parlamentares ao longo dos cinco dias de evento, que reuniu cerca de 10 mil pessoas. O atendimento ficou disponível até esta sexta (31).
- Terça-feira (28)
A secretária Isabela Pinto participou do Simpósio Transformação Digital no SUS, promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília. O evento discutiu o fortalecimento das plataformas de informação e a transformação digital no sistema de saúde brasileiro.
Na oportunidade, Isabela afirmou que todo o Ministério da Saúde deve estar integrado e alinhado para vencer os desafios no âmbito da saúde digital. “Vamos precisar fazer importantes investimentos na formação dos profissionais de saúde para o desenvolvimento dessa área. Essa estratégia é importantíssima para as inovações tecnológicas, além de tantas outras ações que devem ser implementadas com foco no SUS e nas políticas públicas”, defendeu.
- Quarta-feira (29)
O diretor Bruno Guimarães esteve reunido, em Brasília, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil para uma missão técnica que tratou de temas como a formação e preparação de recursos humanos em saúde, a regulação do trabalho e o intercâmbio entre profissionais. Os representantes do BID estão realizando encontros com todas as secretarias do Ministério da Saúde. A partir dessas conversas, serão avaliadas as ações e parcerias que serão priorizadas pelas instituições.
- Quinta-feira (30)
A diretora de Programas, Laíse Rezende, participou da 3° Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e demais secretários da Pasta. A CIT promove espaços intergovernamentais, políticos e técnicos em que ocorrem o planejamento, a negociação e a implementação das políticas de saúde pública. As decisões se dão por consenso, e não por votação, o que estimula o debate e a negociação entre as partes.
- Sexta-feira (31)
Isabela Pinto encerrou a semana participando da aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA). A palestra abordou os desafios do SUS e os rumos da gestão do trabalho e na educação saúde. Também durante a aula, a secretária da SGTES/MS falou sobre os desafios para o desenvolvimento e fortalecimento na formulação de políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.
Com informações do portal GOV.BR (04/04/2023)