Logo ABIIS

Leia também

G20: Brasil realiza debate sobre desigualdades e financiamento da saúde

Força-tarefa conjunta sobre finanças e saúde discute temas como investimento adicional para o setor em países endividados, prevenção, preparação e resposta a pandemias, e determinantes sociais em saúde

A pandemia de covid-19 mostrou ao mundo a necessidade de fortalecer os sistemas de saúde, incluindo meios de financiamento adequados, com foco nas populações em situação de vulnerabilidade social e na redução das desigualdades. Essa é a premissa norteadora de uma das discussões do Grupo dos 20 (G20), realizada, nesta quinta-feira (1º), em reunião técnica da Força-tarefa Conjunta de Finanças e Saúde.

O principal tema proposto pelo Brasil é o mecanismo de troca de dívida por investimentos adicionais na saúde, o chamado “debt for health”, considerando o alto grau de endividamento de muitos países que os impede de investir adequadamente na saúde e limita as possibilidades de ação para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a maior capacidade de resposta a emergências de saúde.

“O fato é que se não nos prepararmos para uma eventual próxima pandemia seremos surpreendidos de uma maneira negativa, como foi no caso da covid-19. Essa é a missão que estamos cumprindo no nosso grupo de trabalho: preparar o mundo para desafios futuros”, disse o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Aisa), Alexandre Ghisleni, em entrevista a jornalistas depois da reunião.

Ghisleni também destacou que a presidência brasileira no G20 obteve uma retomada no grau de engajamento na discussão sobre o financiamento da saúde no preparo para futuras emergências. Com foco nas populações em situação de vulnerabilidade social, o Brasil também propôs a troca de experiências entre os países do G20 sobre financiamento de ações que abordem os determinantes sociais da saúde, identificando indicadores-chave e buscando a redução das desigualdades.

O encontro desta quinta-feira é o primeiro passo para o avanço das discussões e vai aprovar o plano de trabalho de 2024. Estão previstas as participações de representantes dos ministérios da Saúde, Fazenda e Relações Exteriores do Brasil, além das contrapartes dos demais países.

A pauta brasileira no G20 está ligada aos grandes temas abordados internamente pelo Ministério da Saúde como a retomada do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), a eliminação das doenças socialmente determinadas e o fortalecimento do SUS para enfrentar emergências sanitárias.

O que é o G20?

O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Ao longo da presidência temporária do bloco, o Brasil organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, que serão realizadas tanto virtual quanto presencialmente. Também serão feitas cerca de 20 reuniões ministeriais, culminando com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.

Jéssica Gotlib e Nathan Victor


Ministério da Saúde

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Com informações do portal GOV.BR (06/02/2023)