Leia também

Estudo inédito reúne dados econômicos, produtivos e regulatórios sobre o setor de tecnologia médica no Brasil e nas Américas

Documento é instrumento de diagnóstico e planejamento estratégico, com análises sobre os avanços regulatórios e as limitações, os gargalos estruturais e propostas para a Anvisa, ministérios, Congresso, órgãos de controle, formuladores de políticas e empresas do setor

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) vai lançar, no dia 26 de fevereiro, em Brasília, o Mapa do Setor de Tecnologia Médica – Brasil e Américas. O estudo é inédito e reúne dados econômicos, produtivos e regulatórios sobre o setor de tecnologia médica no Brasil e em cinco países das Américas (Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e México), oferecendo um panorama regional contextualizado, com métricas, prazos, custos, eficiência regulatória, dados de mercado e tendências internacionais.

O setor global de dispositivos médicos — que inclui desde gazes ou seringas até produtos de maior complexidade, como implantes ortopédicos, válvulas cardíacas, kits para diagnóstico, além de equipamentos e softwares com finalidade médica — deve chegar a US$ 572,31 bilhões em 2025, com projeção de US$ 886,68 bilhões até 2032, representando um crescimento de mais de 54%. Esse aumento é impulsionado pela transição demográfica, pela crescente prevalência de doenças crônicas, pela digitalização da saúde e pela incorporação acelerada de tecnologias como inteligência artificial, dispositivos conectados, monitoramento remoto e cirurgia robótica. O Brasil é o maior mercado da América Latina, seguido por México, Colômbia e Argentina.

O que motivou o trabalho foi a distância entre a rapidez com que o mercado global se expande e a capacidade institucional das autoridades reguladoras de acompanhar esse ritmo. “Trazemos evidências sobre o desequilíbrio entre as demandas crescentes, a complexidade tecnológica ascendente e os recursos disponíveis na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permanecem praticamente inalterados há uma década. Essa defasagem pressiona prazos, compromete a previsibilidade dos processos e coloca em risco a capacidade do país de garantir acesso oportuno a tecnologias essenciais. Com as novas vagas abertas recentemente, esse gargalo deve ser amenizado, mas ainda preocupa”, afirma o presidente executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes.

O Mapa do Setor de Tecnologia Médica – Brasil e Américas aponta ainda avanços importantes, como o pioneirismo e a liderança da Anvisa na promoção da convergência internacional e sua reconhecida capacidade de avaliar tecnologias complexas. “Ao sistematizar essas informações, o estudo oferece evidências práticas para orientar a atuação de diferentes atores — Anvisa, ministérios, Congresso, órgãos de controle, formuladores de políticas e empresas do setor. É um instrumento para apoiar decisões estratégicas, identificar prioridades e fortalecer o Brasil na rota da competitividade global”, conclui o presidente do Conselho de Administração da ABIIS, Bruno Boldrin Bezerra.

Serviço:

Lançamento do Mapa do Setor de Tecnologia Médica – Brasil e Américas

Data: 26 de fevereiro de 2026

Horário: das 9h às 12h

Inscrições:  https://abiis.org.br/lancamento-mapa-do-setor-2025

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.