Logo ABIIS

Leia também

Encontro inédito promovido pela SBTEIM reúne representantes de serviços de triagem neonatal das cinco regiões do Brasil e Ministério da Saúde, no Instituto Jô Clemente

A presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Dra. Tânia Bachega, abriu o I Encontro Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal, realizado no dia 15 de abril, no Instituto Jô Clemente, em São Paulo.

A mesa de abertura do encontro foi composta pela superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC), Daniela Machado Mendes; pelos representantes do Ministério da Saúde, Dra. Helena Pimentel e Dr. José Nélio Januário; e pela diretora da SBTEIM, Dra. Eliane Santos. O presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, que também faz parte do corpo diretivo da SBTEIM, esteve presente no encontro.

Em sua fala inicial, a presidente da SBTEIM sublinhou o papel da entidade nos últimos 22 anos e destacou as ações empreendidas como as campanhas, congressos, aulas e oficinas em prol da educação dos profissionais da saúde e da população em triagem neonatal.

Em seguida, a líder do IJC, lembrou a importância do evento estar sendo realizado no mesmo local onde aconteceu, em 1976, a criação do primeiro centro para se fazer o Teste do Pezinho no Brasil, instituição anteriormente denominada por APAE-São Paulo.

A médica Dra. Helena Pimentel, que também é consultora da SBTEIM e do Ministério da Saúde, frisou alguns pontos importantes como a falta de políticas públicas, a escassez de financiamento nas gestões locais e até a problemática da legislação.

O outro consultor do Ministério da Saúde, Dr. José Nélio Januário saudou a todos e determinou a importância da colaboração institucional da SBTEIM para os serviços de triagem neonatal.

Para finalizar, a Dra. Eliane Santos destacou o momento histórico da reunião dos atores da triagem neonatal no encontro e a redação de um documento da situação de cada região do país, que será entregue ao Ministério da Saúde.

Logo após, foram realizadas diversas oficinas regionais com representantes dos Estados e representantes da SBTEIM com temas como Rastreamento, Ambulatorial e Triagem Neonatal da Toxoplasmose.

No fim do encontro, foram organizadas duas Mesas Redondas: Experiência da ampliação dos SRTNs no Brasil: realidade e desafios, sob a coordenação do diretor da SBTEIM, Dr. Armando Fonseca, que trouxe as experiências da triagem neonatal no Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo; e Mesa de Diálogo: como podemos avançar?, composta com membros da SBTEIM. (Com informações da Oficina de Mídia – 19.04.23)

Com informações do portal CBDL.BR (25/04/2023)