Logo ABIIS

Leia também

Empresa entra na incubadora do Tecpar para desenvolver órteses por impressão 3D

A E4R – Engineering for Rehabilitation, empresa que acaba de ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), vai desenvolver no Instituto de Tecnologia do Paraná soluções de engenharia para o tratamento e reabilitação de pessoas que possuem disfunções motoras, com o uso de tecnologias inovadoras – as órteses serão produzidas por impressão 3D. O contrato para ingresso da empresa na Intec foi assinado no último dia 7.

 

Os dois sócios da empresa, os engenheiros mecânicos Flavio Marcel Mendes de Queiroz e Rafael Henrique de Oliveira Costa, investiram em pesquisa sobre tecnologias para reabilitação e definiram como foco inicial da companhia as órteses para membros superiores.

 

Queiroz ressalta que os produtos disponíveis no mercado nacional são, em geral, construídos artesanalmente e que órteses com mais qualidade são encontradas em outros países, porém, com custo maior devido à importação. “A tecnologia que usamos permite a criação de um produto personalizado de forma rápida e precisa, com grande vantagem em relação ao peso e aspecto, por um custo adequado ao mercado nacional”, salienta.

 

As órteses desenvolvidas pela E4R são fabricadas em polímeros, utilizam tecnologia de manufatura aditiva – conhecida como impressão 3D – e partem de processos de escaneamento 3D, explicam os empreendedores. “Por não possuírem metais em sua confecção, podem ser usadas tanto em ambiente clínico, como na hidroterapia, e em atividades do dia a dia. As origens das lesões são as mais diversas e vão desde fraturas e luxações a AVC ou doenças neurodegenerativas”, explica Queiroz.

 

Para os sócios, a Intec permitiu que fosse concretizada a ideia de ter uma empresa. “Sabemos dos desafios de ser empreendedor no Brasil. A incubadora do Tecpar tem uma estrutura pronta para nos auxiliar em todos os nossos pontos fracos para que tomemos as decisões certas. A incubação nos dá segurança em desenvolver um projeto sólido”, avalia Queiroz.

 

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicos do Tecpar, destaca que ao ingressar na Intec os empreendedores vão estar em um ambiente com empresas focadas em desenvolvimento na área da saúde, como o próprio Tecpar, o Instituto Carlos Chagas e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná. “Essa proximidade facilitará o acesso a competências necessárias para o desenvolvimento do negócio”, observa Lima.

 

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, analisa que a entrada de empresas da área da saúde na Intec reforça o Parque Tecnológico da Saúde, que a cada dia mais se torna um espaço de inovação no setor. “A incubadora do Tecpar atrai empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico. A cada incubação, o instituto reforça o seu compromisso em apoiar novas empresas”, salienta.

 

INTEC – Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem se candidatar a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente – quando a empresa fica nas dependências da Intec – e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

 

A Intec oferece também o programa de Incubação Verde para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes.

 

Saiba mais sobre a Intec pelo site www.portal.tecpar.br/tecnologia-e-inovacao/incubadoras-tecnologicas

 

 

Com informações do Portal Governo do Estado do Paraná (07/07/2017)