A atividade faz parte do esforço de Agência brasileira para recompor a capacidade de gerenciamento da entrada de tecnologia e dispositivos médicos no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu, com o apoio da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), no dia 26 de março, em Brasília, um treinamento sobre o desenvolvimento, produção e controle de dispositivos médicos utilizados em procedimentos estéticos. A iniciativa foi viabilizada com a contribuição da farmacêutica AbbVie, que trouxe uma equipe internacional de profissionais, formada por médicos especialistas, técnicos e reguladores. O diretor médico da ABRAIDI, Sérgio Madeira, coordenou o trabalho.
O Brasil é um dos líderes mundiais em procedimentos estéticos, ocupando os primeiros lugares no ranking global, ao lado dos EUA. Segundo dados da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery, 2023), o país realizou mais de 2,5 milhões de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos em um único ano.
Diante deste cenário, a Anvisa aumentou a atuação, “com uma ampla fiscalização de campo em nível nacional e a criação de um site destinado a consultas pela população. É também, oportuno, o treinamento de nossos especialistas, quanto às tecnologias existentes destes DM, suas indicações e limitações, riscos e avaliações de segurança e eficácia”, conta a gerente geral de Tecnologia de Dispositivos Médicos da Agência, Karen Noffs.
Cerca de 50 analistas da Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) e Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde (Gemat) participaram do treinamento. “Houve intensa participação dos servidores da Anvisa, com perguntas e discussões sobre o tema, de modo a continuar a construção de um ambiente seguro para o consumo de preenchedores intradérmicos e bioestimuladores”, finaliza Sérgio Madeira.

Com informações do ABRAIDI – 28.03.2025