Logo ABIIS

Leia também

Diretores da Anvisa fazem apelo pela contratação de novos servidores, durante evento em Brasília

Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde defende o incremento do número de vagas em concursos públicos para cargos na Agência.

“Estamos à beira de colapsar”. A frase é do diretor da Quarta Diretoria, Rômison Mota, na abertura do Seminário ‘Avanços tecnológicos em dispositivos médicos: um encontro para inovar’, realizado na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, no dia 27 de fevereiro. O diretor-presidente da agência, Antônio Barra Torres, também foi duro ao criticar a gestão passada e a atual do governo federal.

“De todas as agências regulatórias do Brasil e do mundo, a Anvisa, de longe, é aquela que tem um leque de atuação mais plural. Segundo o IBGE, há 10 anos, 22,8% do PIB passava por esta Agência. Hoje são 30%”. Segundo Barra Torres, não existe na Anvisa absolutamente nenhum outro tema que seja considerado mais importante ou mais relevante do que a realização de concursos públicos para a contratação de novos servidores”.

Segundo Rômison Mota, não será possível acompanhar a necessidade que o país impõe com a estrutura atual. “Nos últimos anos, todos os setores regulados por essa Agência cresceram vertiginosamente, mas a Anvisa diminuiu. Em 2007, eram aproximadamente 2300 servidores, hoje são cerca de 1600, sendo 400 em fase de aposentadoria. Sem pessoas, não é possível que a gente consiga tratar os velhos temas com a prioridade que eles merecem. Nos últimos quatro anos, a Diretoria Colegiada fez todas as tratativas possíveis com os órgãos competentes para ampliar a quantidade de servidores. Mas das 127 vagas disponíveis – que já não seriam suficientes – foram autorizadas apenas 50 vagas para o concurso que está aberto no momento. Por isso, pedimos o apoio de cada um de vocês, para levarem este pleito para parlamentares e bancadas”, pediu o diretor da Anvisa.

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) assinou, em agosto do ano passado, manifesto que pede o incremento do número de vagas em concursos públicos para cargos na Anvisa. “O avanço tecnológico depende de acompanhamento da Agência, tanto em termos de qualificação dos servidores, quanto na quantidade. Defendemos que tenham mais vagas no concurso que está acontecendo e a permanente capacitação dos que já estão na casa”, afirmou o presidente executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes, durante o seminário.