Leia também

Deliberações da 598ª Reunião da Diretoria Colegiada

Diretoria aprova adesão da Agência ao Acordo de Cooperação Técnica da Rede Equidade

AAgência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, na segunda-feira 27/11, a 598ª Reunião da Diretoria Colegiada (DICOL). O encontro contou com a presença dos diretores Paulo Rebello (presidente e Gestão), Alexandre Fioranelli (Normas e Habilitação dos Produtos), Eliane Medeiros (Fiscalização), Jorge Aquino (Normas e Habilitação das Operadoras), Maurício Nunes (Desenvolvimento Setorial) e do procurador federal junto à ANS, Daniel Tostes.   

O evento virtual foi transmitido ao vivo pela página da reguladora no YouTube e pode ser conferido na íntegra. Clique aqui para assisti-lo.   

1) APROVAÇÃO DE PAUTA – O diretor-presidente da ANS pautou a aprovação da minuta de ata da 597ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, ocorrida em 06/11, tendo sido validada. 

2) ITEM DIDES – O diretor Maurício Nunes deu um informe quanto à realização de Tomada Pública de Subsídios (TPS) para receber propostas da sociedade relacionadas às Linhas de Cuidado prioritárias para a saúde suplementar, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade assistencial no setor e para a organização do cuidado em saúde. A diretora-adjunta da DIDES, Angélica Carvalho, detalhou a iniciativa, que está baseada no planejamento estratégico da Agência no que se refere aos programas de indução e avaliação da qualidade em saúde, através do desenvolvimento setorial. Para saber mais sobre a Tomada Pública de Subsídios, clique aqui

3) ITEM DIOPE – O diretor Jorge Aquino encaminhou para apreciação da diretoria resolução normativa que reduz os prazos e aumenta a frequência do envio do Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (DIOPS) e, para aprovação, o relatório da Consulta Pública 116. Convidada a explanar o assunto, a assessora da DIOPE Fernanda Araújo explicou que o objetivo é aprimorar o monitoramento econômico-financeiro do setor, com uma leitura mais ágil dos dados. Os diretores apreciaram a resolução, que será encaminhada para avaliação da Procuradoria Federal junto à ANS (PROGE), e aprovaram o relatório da consulta pública. 

4) ITEM PRESI – Paulo Rebello apresentou o Acordo de Cooperação Técnica da Rede Equidade. Lançada e coordenada pelo Senado Federal, a Rede é composta por diversos órgãos da administração pública, como Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça, com objetivo de promover ações voltadas à adoção de políticas de inclusão e diversidade de gênero e raça, para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa. “A adesão da Agência a esse acordo será de grande relevância, pois a ANS tem implementado ações importantes em busca da diversidade, tendo lançado, no dia 8/11, o Guia ANS de Diversidade e Inclusão, no âmbito da política de governança e responsabilidade socioambiental da reguladora”, destacou. Os diretores aprovaram a adesão ao acordo. 

5) ITEM DIDES – Maurício Nunes também pautou as aprovações do Relatório de Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) do Programa de Acreditação de Operadoras aplicável àquelas exclusivamente odontológicas e da dispensa de Análise de Impacto Regulatório sobre a medida. Ele convidou a gerente de Estímulo à Inovação e à Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, para falar sobre o tema. Ela explicou que o programa era de adesão voluntária e destacou que o método de avaliação tem caráter educativo, sem finalidade fiscalizatória. Os diretores aprovaram as propostas na forma apresentada.  

6) ITEM DIDES – O diretor Maurício encaminhou, ainda, a aprovação de abertura de Chamamento Público para acordo de cooperação com entidades públicas ou organizações da sociedade civil, com o objetivo de formalização de parcerias visando à execução das ações relativas ao Projeto Modelos de Remuneração Baseados em Valor para oportunizar a todos os interessados a possibilidade de colaborar com a Administração Pública no projeto. Novamente convidada, Angélica Carvalho esclareceu que a medida estava fundamentada nos modelos de remuneração baseados em valor da Agência. O item foi aprovado pelos diretores. Para saber mais sobre o Chamamento Público.

7) ITEM DIFIS – A diretora Eliane Medeiros propôs a seus pares a realização de consulta pública para a proposta de ato normativo que dispõe sobre regras a serem observadas pelas operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios nas solicitações de procedimentos e/ou serviços de cobertura assistencial apresentados pelos beneficiários, bem como não assistenciais, em qualquer modalidade de contratação. Convidado a explanar o assunto, o assessor normativo da DIFIS Gustavo Junqueira explicou que o tema faz parte da Agenda Regulatória 2023-2025 da Agência e que a proposta também contempla medidas indutoras para o atingimento de metas de excelência dentro das faixas do Índice Geral de Reclamações (IGR). Encaminhada a questão para deliberação, os diretores aprovaram a realização da consulta pública. 

8) ITEM EXTRAPAUTA DIPRO – O diretor Alexandre Fioranelli pautou a aprovação da nota técnica de recomendação final desfavorável à incorporação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Tomossíntese Digital Mamária 3D combinada com mamografia 2D sintetizada (TDM+s2D), para rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas de 40 a 69 anos. Ele convidou a gerente de Cobertura Assistencial e Incorporação de Tecnologia em Saúde da ANS, Marly Peixoto, para detalhar os motivos que levaram à decisão. Os diretores aprovaram a não incorporação da tecnologia. 

BLOCÃO – Paulo Rebello relacionou, ainda, 224 processos administrativos, sendo 132 processos sancionadores, 86 processos de ressarcimento ao SUS e seis processos de parcelamento de ressarcimento ao SUS, sendo aprovados pelos diretores todos aqueles que não tenham qualquer tipo de impedimento. Categoria

Comunicações e Transparência Pública

Com informações do portal GOV.BR (12/12/2023)