Maior congresso do mundo na área de diagnóstico, o ADLM foi tema de painel durante a 57ª edição do CBPC, que acontece até o dia 19, no Rio Centro, no Rio de Janeiro, O encontro traçou um apanhado do acontecimento da edição de 2025, que aconteceu em julho deste ano, em Chicago, nos Estados Unidos.

A abertura e coordenação do painel ficou sob a responsabilidade de Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL. Logo após, veio a palavra do presidente da SBPC/ML, Álvaro Pulchinelli, que destacou a importância da missão brasileira da ADLM pelo grande número de informações obtidas no evento. Além disso, o dirigente da SBPC/ML agradeceu o apoio das entidades,,da YouCare, que organizou a delegação, e da presença da líder global da KPMG, Kristin Pothier.
A CEO da YouCare, Daniela Camarinha, organizadora da Missão ADLM 2025, frisou que, a cada ano, a delegação brasileira na ADLM é crescente, e este ano alcançou a marca de 120 profissionais brasileiros ligados à saúde. Em seguida, Kristin Pothier, da KPMG, falou sobre aspectos da Geopolítica, Medicina Personalizada e Inteligência Artificial.
Os representantes da empresa Luft, associada à CBDL, entre eles, o CEO, Felipe Selistre, falou sobre a importância da área de logística para o segmento diagnóstico e sublinhou que a área não representa apenas a operação, “a logística passou a ser um centro de estratégia e de inteligência, uma vez que utiliza, cada vez mais,,da IA como ferramenta essencial para alavancar os negócios, O olhar para a logística deve ser de estratégia”.
O CEO da Seegene, Guilherme Âmbar, agradeceu a parceria e destacou o entusiasmo pelas novas tecnologias aplicadas na saúde com soluções inovadoras. A Seegene, também associada da CBDL, foi uma das patrocinadoras da Missão ADLM 2025, em conjunto com outras filiadas como a LUFT, a Snibe e a Mindray. A DB Diagnósticos também foi uma das patrocinadoras.
O ex-presidente da SBPC/ML, Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, que também esteve presente na delegação, destacou alguns pontos como a genômica, a reciclagem do plástico e a dinâmica das informações,com mudanças complexas a cada momento. O próximo presidente da SBPC/ML, Guilherme Oliveira, que também integrou a delegação brasileira, agradeceu a oportunidade pela iniciativa da Missão e pretende dar continuidade a estes movimentos.
O presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, encerrou o encontro e destacou a importância da implantação de estratégias para a união de esforços. O líder da CBDL mencionou o Curso Avançado em Diagnósticos, em conjunto com entidades como a Fundação Mérieux, para a qualificação de políticas públicas integradas com vários países e grandes instituições como a OMS, o FDA, entre outras. O dirigente concluiu agradecendo o Consulado Americano pelo apoio na missão e convocou a todos para a Missão 2026, que rumará para Anaheim, na Califórnia nos Estados Unidos, em julho do ano que vem.
Com informações da CBDL – 18.09.2025