Logo ABIIS

Leia também

Dasa faz doação de 3.600 mamografias em antecipação ao Outubro Rosa

A prevenção ao câncer de mama não pode esperar até outubro. Atenta a isso, a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, começou a doar 3.600 mamografias para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas ONGs Américas Amigas, Marque Esse Gol e Horas da Vida em seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Brasília, Florianópolis e Salvador. O número de doações realizadas em 2021 é quase o dobro do realizado durante a campanha de 2020.  

As doações seguem até 30 de novembro e fazem parte da campanha #OutubroRosaAgora, que foi lançada pela Dasa no final de agosto e ressalta a importância da realização desses exames periodicamente.

Dados levantados pela área de Analytics da Dasa indicam que 2,8 milhões de mulheres, com idade e indicação clínica para a mamografia, não realizaram o exame nos últimos 12 meses. O decréscimo está em linha do que se observa no Brasil: estima-se que a queda na realização de mamografias pelo SUS foi de 48%, entre os meses de março a dezembro de 2020 quando comparado com 2019. 1  

Essa iniciativa amplia o acesso das pacientes aos programas de rastreamento e diagnóstico de lesões não palpáveis, reduzindo a necessidade de abordagens invasivas e agressivas e aumentando as chances de sucesso no tratamento”, explica Flora Finguerman, radiologista da Dasa.  

A triagem e o agendamento são realizados pelas ONGs parceiras: Américas Amigas e Marque Esse Gol. Após a confirmação do exame as beneficiadas são encaminhadas aos laboratórios Dasa participantes: Delboni Auriemo, Salomão Zoppi e Lavosier, em São Paulo; Exame, em Brasília; e Cedic Cedilab, em Cuiabá; Sérgio Franco, CDPI e Bronstein, no Rio de Janeiro; Lâmina, em Florianópolis; Imagem e Leme, em Salvador; e Alta Diagnóstica, no RJ e em SP.

Com informações do site da CBDL (27/09/2021)