A segunda turma do curso de capacitação em fornecimento de produtos para a saúde, atividade que faz parte da Academia ABRAIDI, já tem grupo formado de alunos para as atividades do segundo semestre.
“Temos inscritos de diferentes regiões do país, o que demonstra a capilaridade para além da capital São Paulo, com representantes do interior do estado e também do Nordeste e Sul do país. Essa diversidade enriquece muito as aulas, pois os alunos trazem as especificidades e particularidades de cada região”, explica o coordenador da Academia ABRAIDI, Davi Uemoto. Para ele, o grupo contempla ainda formação e trajetórias profissionais distintas. “São líderes de empresas, executivos da área administrativa, de logística, de assuntos regulatórios, o que contribui para a troca de experiências. Pelo menos nesses dois primeiros módulos esse tem sido o diferencial da turma, uma troca constante do mundo real suportada por uma abordagem técnica-conceitual dos professores”, completa Uemoto.
“O objetivo do curso não é somente transmitir informações sobre o setor de produtos para a saúde, mas promover a troca de experiências de modo a permitir que cada um consiga usar o conhecimento adquirido no dia a dia”, complementa o diretor executivo, Bruno Bezerra. Ele informa que a ideia não é formar especialistas em cada matéria, mas oferecer conhecimento sistêmico sobre o setor. “No módulo ‘Sistema de Saúde e Regulação’ levei dados sobre os principais pilares que sustentam o sistema de saúde brasileiro. E contou com a participação especial do diretor de Políticas Públicas da Boston Scientific, Murilo Contó, que apresenta a importância de uma correta avaliação de dispositivos médicos visando à ampliação de acesso e à eficiência em saúde”, explica Bezerra.
Na disciplina “Fundamentos da legislação sanitária e boas práticas”, as professoras Leda Longhi e Emilene Bertoldo, por meio de exercícios práticos, apresentaram o arcabouço normativo que regula o setor de produtos para saúde. “São apresentadas as principais etapas para a regularização de uma empresa no Brasil, para o registro ou notificação de um dispositivo médico e para a implementação de um sistema robusto de qualidade”, esclarece Davi Uemoto.
Para o coordenador da Academia ABRAIDI, as aulas são conduzidas de modo que o aluno, além das questões operacionais, tenha uma visão estratégica. Mais informações, acesse: https://www.abraidi.com.br/Agendas/MaisInfo?idEvento=533.
Com informações do ABRAIDI.COM.BR (08/09/2022)