Logo ABIIS

Leia também

Cosaúde avalia entrada de novas tecnologias no Rol da ANS

Após encontro, três tratamentos avaliados nesta terça-feira seguirão para Consulta Pública

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no dia 21/03, a 14ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde) em que foram avaliadas a incorporação de três novas tecnologias à lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. Durante a manhã, foram discutidas duas propostas para o tratamento de hiperplasia prostática benigna: a fotovaporização a laser de próstata e o alargamento de uretra prostática com o uso de DMI-UROLIFT.

Já na parte da tarde, o debate se deu sobre o medicamento Mesilato de Lenvatinibe para tratamento de carcinoma diferenciado da tireoide avançado, refratário à radioiodoterapia.

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), Alexandre Fioranelli, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e reforçando a importância do encontro para a tomada de decisões quanto às incorporações ao Rol. “Este fórum é um espaço qualificado de debate de temas relacionados à regulação assistencial na saúde suplementar. As discussões produzidas aqui fornecem subsídios técnicos primordiais para o processo decisório de incorporação de novas tecnologias na saúde e no setor”, declarou.

A reunião contou com a participação de membros e convidados da Cosaúde, composta por entidades representantes de operadoras, de prestadores de serviços, de órgãos de defesa do consumidor e da sociedade civil, dentre outros, contribuindo para as avaliações sobre as tecnologias.

As discussões sobre as propostas abordaram os aspectos relacionados às evidências científicas sobre eficácia, efetividade e segurança de todas as tecnologias, bem como a avaliação econômica de benefícios e custos em comparação às coberturas já previstas no rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, e a análise do impacto financeiro das ampliações de cobertura pelas operadoras.

A próxima etapa do fluxo de análise dessas tecnologias será a realização de participação social ampliada, com abertura de Consulta Pública, em data a ser divulgada posteriormente, para possibilitar ampla participação da sociedade no processo de atualização do rol.

Com informações do portal GOV.BR (24/03/2023)