Leia também

Consumo de produtos médicos cresce 11,5%, comércio exterior também teve elevação, além de incremento em cirurgias no SUS

Setor saúde empregou 3,7% mais e abriu 5 mil postos de trabalho. Dados consolidados de 2024 mostram um cenário de recuperação setorial.

Impulsionado pelo segmento de ‘Reagentes e analisadores para diagnóstico in vitro’, o mercado de dispositivos médicos cresceu 11,5% em 2024, na comparação com o ano anterior. Os dados estão no Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), que acaba de ser divulgado. ‘Reagentes e analisadores’ aumentaram 28,4%, ‘Materiais e equipamentos para a saúde’ tiveram alta de 5,6% e ‘Próteses e implantes – OPME’ subiram 5,2%.

O bom momento também se reflete no mercado de trabalho, com alta de 3,7%. Entre janeiro e dezembro, houve a abertura de 5.358 vagas nas atividades industriais e comerciais do setor de DMs, totalizando 149.955 trabalhadores nesse mercado, número que não inclui os empregados em serviços de complementação diagnóstica e terapêutica. O destaque foi para o ‘Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, ortopédico e odontológico’, com a abertura de 1.539 vagas.

Alta também nas importações de dispositivos médicos, de 19,4% e US$ 8.012 milhões, e nas exportações, com crescimento de 8,7% e soma de US$ 852 milhões, em 2024. “Apesar de 2024 ter sinalizado com um cenário de recuperação, iniciamos 2025 atentos às tensões comerciais e geopolíticas internacionais, pois o comércio de produtos médicos entre Brasil e Estados Unidos pode vir a ser dificultado com a alta de tarifas de importações norte-americanas. Por outro lado, no cenário nacional, o avanço do 5G deverá promover uma revolução na saúde, com o aumento de conexões simultâneas, baixo tempo de resposta e maior capacidade de tráfego. A Inteligência Artificial já é uma realidade em diversos hospitais da rede privada e chegou também no setor público, como é o caso do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo, como mostra o Boletim. Essas tecnologias impulsionam o setor e melhoram a assistência à população”, analisa o presidente Executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes.

Internações, cirurgias e exames

O Boletim Econômico ABIIS revela ainda que, em 2024, o número de internações no SUS cresceu 4,8%. Foram 13,8 milhões. Destaque para ‘Métodos de diagnósticos em especialidades’, com alta de 15,5%. As internações para tratamentos clínicos cresceram 3,9%. No mesmo período, caíram 9,9% as internações para parto, fato que se refletiu no fechamento de leitos obstétricos nas redes SUS (-320) e não SUS (-287).

A cirurgias em 2024 tiveram alta de 7,6%, em relação ao mesmo período de 2023. Foram realizados 6,2 milhões de procedimentos. As maiores altas foram em ‘Cirurgia do aparelho da visão’, e de ‘pele, tecido subcutâneo e mucosa’, com 23,1% e 17,1%, respectivamente.

Já os exames na rede pública aumentaram 6%, totalizando 1,3 bilhão, entre janeiro e dezembro de 2024. ‘Diagnóstico por tomografia’ registrou alta de 16,4% e ‘Diagnóstico por ressonância magnética’ subiu 12,4%.

O Boletim Econômico ABIIS é desenvolvido pela Websetorial Consultoria Econômica.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.