Logo ABIIS

Leia também

Consultas médicas on-line passam a ser oferecidas para pacientes do SUS no TO; expectativa é fazer 30 mil atendimentos por mês

Programa “TO Saúde”, com serviço de telemedicina, foi lançado pelo governo do estado, durante live, nesta terça-feira. Pacientes podem acessar site ou baixar aplicativo para ter acesso a consultas por videoconferência.

Os pacientes do Tocantins, que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passarão a contar com serviço de consultas médicas on-line. O projeto de telemedicina “TO Saúde” foi lançado pelo governo do estado durante live e estará disponível a partir desta terça-feira (18).

Segundo o governo, o Tocantins é o primeiro estado da região norte do país a lançar um programa de consultas pela internet. Os atendimentos serão feitos por este site ou pelo aplicativo “TO Saúde”.

Pessoas com suspeitas de Covid-19 ou pacientes cadastrados na fila de consultas especializadas da Secretaria Estadual da Saúde poderão usar o serviço.

“A plataforma digital vem consolidar a telemedicina como um padrão de atendimento, com redução de tempo, principalmente naqueles locais de difícil acesso, a diminuição de transporte, muitas vezes as pessoas têm que se deslocar no estado, com mil quilômetros de ponta a ponta para vir buscar consulta. E, acima de tudo, nesse momento de pandemia, quando nós estamos com consultas ambulatoriais e eletivas suspensas por determinação do Ministério da Saúde, pelo risco de infecção hospitalar”, argumentou o secretário estadual de saúde Edgar Tollini.

Tollini disse que a expectativa é que a plataforma faça 30 mil consultas por mês, número maior do que aquelas realizadas de forma presencial.

“O processo passa por consultas especializadas para aqueles pacientes que são sintomáticos ou se sentem com algum sintoma, febre, dor no corpo, que condizem com sintomas de Covid e muitas vezes, os postos de saúde e as UPAs já têm superlotação e um acréscimo de atendimento muito maior do que a capacidade estimada”, argumentou o secretário.

O aplicativo contará com teletriagem que auxiliará na interpretação de sintomas por meio da coleta de dados informados pelo usuário; a teleconsulta, que possibilitará a realização de consultas online; a teleinterconsulta, que permite uma segunda opinião médica para o auxílio do diagnóstico do usuário e o telemonitoramento, que acompanha da situação de saúde dos pacientes.

Governo do Estado lança nesta terça-feira o serviço de Telemedicina na rede pública

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Thiago Maciel, fez a apresentação de como a plataforma vai funcionar. Ele explicou que o serviço estará disponível para quem tem Cartão Nacional do SUS cadastrado no Tocantins.

Conforme o presidente da ATI, o paciente deve entrar no site ou baixar o aplicativo, aceitar os termos fazer o cadastro e responder os questionários disponíveis.

“Nesse momento é enviado para a central, que faz o atendimento do aplicativo, esse formulário com as informações. É gerado um número de protocolo, e com esse número, o médico que está fazendo o atendimento por telemedicina, vai entrar em contato com o cidadão e vai iniciar uma videoconferência. O médico retorna para você dentro da plataforma e começa a tratar os sintomas e como vai ser o protocolo de atendimento”, disse Thiago.

Ao todo, são 22 especialidades disponíveis, dentre elas a cardiologia, dermatologia, geriatria, mastologia, nefrologia, nutrição, ortopedia e psiquiatria.

“Às vezes as pessoas humildes têm dificuldades, [por isso] temos que ter um modelo simplificado para que a pessoa se habilite e possa usar serviço de forma positiva. […] Essa plataforma vai ajudar, vai tirar filas, tem muitas pessoa que não conseguem se deslocar para ter uma consulta médica, isso vai dar condições de a pessoa consultar não só um médico, com também vários médicos”, ressaltou o governador Mauro Carlesse.

Com informações do portal G1 (18/05/2021)