Colegiado conta com representantes de seis órgãos de governo, dentre eles a Saúde. Objetivo prioritário é a defesa do Programa Nacional de Imunizações e o retorno das altas coberturas vacinais
O Comitê de Enfrentamento à Desinformação do Governo Federal realizou sua primeira reunião, na última quinta-feira (7), com a participação de integrantes do Ministério da Saúde. Na ocasião, foi aprovado o plano de trabalho e definida uma linha de atuação do colegiado frente à desinformação sobre a vacinação infantil.
Todos os outros órgãos que integram o comitê estavam representados na reunião de ontem. Servidores da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom); da Advocacia Geral e da Controladoria-Geral da União; e dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Justiça e Segurança Pública participaram das discussões.
A composição do comitê interministerial foi definida com participação de representantes das pastas envolvidas por meio de portaria. Confira:
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom):
- João Caldeira Brant Monteiro de Castro – titular e coordenador do comitê;
- Renam Vinicius Carvalho Santos Brandão – titular;
- Samara Mariana de Castro – suplente;
- Roberta Battisti Pereira – suplente;
Advocacia-Geral da União (AGU):
- Natalia Ribeiro Machado Vilar – titular;
- Priscilla Rolim de Almeida – titular;
- Carlos Eduardo Dantas de Oliveira Lima – suplente;
- Raimundo Romulo Monte da Silva – suplente;
Controladoria-Geral da União (CGU):
- Iagê Zendron Miola – titular;
- Lorena Brito da Justa Croitor – titular;
- Alessandra Valle Lafetá – suplente;
- Lucas Freire Silva – suplente;
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI):
- Thiago de Mello Moraes – titular;
- Juana Nunes Pereira – titular;
- Thais Haline Vaz Souza – suplente;
- Luana Meneguelli Bonone – suplente;
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP):
- Estela Aranha – titular;
- Andrey Lucas Macedo Correa – titular;
- Tomaz Disitzer Carvalho de Miranda – suplente;
- Vitor Hugo do Amaral Ferreira – suplente;
Ministério da Saúde (MS):
- Elisa Andries – titular;
- Edgard Rebouças – titular;
- Yole Mendonça – suplente;
- Marília Rastelli – suplente.
O colegiado é uma das frentes de ação do programa Saúde com Ciência, criado em outubro, como uma estratégia interministerial para o fortalecimento das políticas de saúde, por meio da valorização científica. O próximo encontro foi marcado para janeiro do ano que vem.
Sobre o Saúde com Ciência
O programa Saúde com Ciência é uma iniciativa inédita do Executivo nacional em defesa da vacinação e focada no enfrentamento da desinformação. A iniciativa faz parte da estratégia de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.
Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o programa é composto por cinco pilares que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. Ele prevê ainda ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de notícias falsas de maneira preventiva.
Ministério da Saúde
Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária
Com informações do portal GOV.BR (19/12/2023)