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Começa nesta sexta ciclo de palestras “Diálogos sobre ética na Anvisa”

Edição inaugural do evento terá como tema “Mediação de conflitos e conduta ética no serviço público federal”.

Comissão de Ética da Anvisa (CEAnvisa) promoverá seu primeiro evento público de 2020, reformatado de acordo com a situação atual. A primeira edição do ciclo de palestras “Diálogos sobre ética na Anvisa” será realizada na sexta-feira, dia 9/10, das 10h às 12h, por meio da plataforma Teams, com transmissão pelo YouTube.

Sobre o que vamos falar? 

Sabemos que, no dia a dia do serviço público, os relacionamentos interpessoais são intensos, pois se busca promover o interesse público, com todas as limitações e potencialidades que a Administração Pública oferece. 

Todavia, não se pode esquecer que o componente ético deve sempre prevalecer nessas relações. É nesse sentido que a CEAnvisa, atenta aos projetos e cases de sucesso, teve a iniciativa de promover este evento. 

O tema da edição inaugural será “Mediação de conflitos e conduta ética no serviço público federal”. A mediação é uma janela que se abre para proporcionar o diálogo como componente essencial para a adequada resolução de conflitos.  

O que a mediação de conflitos tem a ver com a ética?  

O Código de Ética do Servidor do Poder Executivo Federal ressalta que a finalidade do serviço público deve ser sempre o bem comum e destaca a busca pelo equilíbrio na conduta do servidor como uma ponte para consolidar a moralidade do ato administrativo. 

E por falar em ponte, o palestrante dessa edição do “Diálogos sobre ética” será José Albenes Bezerra Júnior, professor do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Ele coordenou o premiado projeto Pontes de Mediação, que tem como foco o papel preventivo das Comissões de Ética, principalmente o de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.  

A CEAnvisa convida você a construir pontes de diálogo, com foco na prevenção de conflitos, buscando desenvolver e potencializar ações como a empatia, a escuta ativa e o consenso. Se essas virtudes já eram importantes no serviço público, quanto mais hoje, diante de uma situação que intensificou a realidade do trabalho remoto, trazendo para o ambiente familiar do agente público a rotina do serviço, somada aos desafios trazidos pela pandemia ora enfrentada.

Com informações do portal gov.br (08/10/2020)