Logo ABIIS

Leia também

Clínicas e hospitais podem ser beneficiados com a chegada do 5G

O 5G finalmente chegou ao Brasil, oferecendo uma conexão rápida e estável que promete facilitar a navegabilidade de usuários comuns e revolucionar diversas áreas comerciais, inclusive no setor da saúde.

A tecnologia estreou em Brasília e já figura entre as principais cidades do País. A previsão é de que o sinal esteja disponível em todas as capitais até o fim de novembro.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o 5G deve possibilitar uma maior transmissão de dados, encurtando o tempo de resposta entre médicos e pacientes e aumentando a eficiência na comunicação. “Hoje, com o aumento da utilização de técnicas de telemedicina, a nova conexão irá possibilitar a implementação de tecnologias inovadoras para a realização de consultas remotas, com ferramentas que podem transmitir informações em tempo real para pacientes e profissionais de saúde”, revela.

Para o consultor, o teleatendimento é uma tendência natural na evolução da saúde e o 5G trará mais segurança ao procedimento. “Essa é uma realidade que já está acontecendo em muitas clínicas. Ter segurança e confiança para isso só potencializará o assunto e o tornará ainda mais real para os consultórios. Gestores da área da saúde que ainda não implementaram a telemedicina em seus estabelecimentos precisam entender por onde começar e o que é preciso para tornar isso viável”, declara.

Feltrim acredita que o controle de gestão vai gerar melhores resultados e se tornar mais seguro, com uma conexão mais estável e veloz. “Os softwares de gestão serão constantemente atualizados, permitindo uma visão global de seu negócio para uma tomada de decisão facilitada. Além disso, por ter uma conexão com maior estabilidade, aparelhos que façam uso de baterias terão sua vida útil prolongada. A tendência é que os custos sejam reduzidos e a administração seja mais eficaz”, pontua.

Além dos benefícios relacionados à atuação direta de clínicas e hospitais, o 5G promete mais facilidades para o marketing digital. “Hoje em dia, as ferramentas digitais são ótimas para se relacionar com os clientes e ter conexões mais seguras aumentam a potencialidade deste relacionamento. Webinars, lives, teleconsultas, stories, reels e todas as ferramentas on-line serão turbinadas com uma conexão estável. Tudo isso fará com que os pacientes estejam mais próximos da sua empresa”, afirma o CEO da SIS Consultoria.

Para Feltrim, é necessário ter cautela antes de abandonar a banda larga fixa e substituí-la pela nova conexão móvel. “Esse movimento dependerá de diversos fatores, inclusive se o 5G entregará, de fato, o que promete e o quanto ele será eficaz em determinadas cidades ou regiões. Antes de pensar em abandonar um para fazer uso de outro, precisamos ter informações seguras e consistentes relacionadas à internet. Correr o risco de ficar sem acesso on-line faz com que todos os benefícios que citamos acima se tornem malefícios, que podem ser usados contra o seu próprio negócio” finaliza.

Com informações do CBDL.ORG.BR (05/09/2022)