Leia também

CBDL vai a Brasília discutir sobre a Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial (PNDL)

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), representada pelo seu presidente executivo, Carlos Eduardo Gouvêa, esteve reunido no Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), em Brasília (DF), junto com entidades médicas e representativas do setor.

Entre as instituições, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Federação Brasileira de Laboratórios de Análises Clínicas (FEBRALAC), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e CFBM para discutir a Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial (PNDL) proposta no Projeto de Lei (PL) nº 5478/2025 que aguarda votação no Congresso Nacional.

Entre os presentes, a SBAC, esteve a presidente, Dra. Maria Elizabeth Menezes, além de representantes das demais entidades.

“A PNDL simboliza hoje o grande instrumento para acesso, de forma cada vez mais sustentável, à saúde! Ela consolida em um único documento o que será a base do diagnóstico para servir à formação de políticas de saúde bem estruturadas. O Brasil, por conta deste projeto, dá um grande passo para atender a Resolução WHA 76.5, da OMS – Organização Mundial da Saúde, que trata do “Fortalecimento da Capacidade Diagnóstica”,
comenta Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL.

Com informações da CBDL – 02.02.2026

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.