Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Rio de Janeiro tornou-se o ponto de encontro da ciência, saúde e inovação no país, reunindo especialistas, pesquisadores, gestores e profissionais da indústria em dois grandes eventos: FISWEEK e Rio Health Forum.
A FISWEEK 2025 trouxe discussões estratégicas sobre o futuro dos serviços de saúde diagnóstica, abordando temas como avanços tecnológicos, Inteligência Artificial, modelos de financiamento e novas perspectivas para o setor laboratorial e hospitalar no Brasil.
No Partner’s Stage, a Seegene, empresa associada à CBDL, organizou uma discussão sobre Inovação em Saúde: O impacto da Tecnologia na Acessibilidade e os Caminhos para Implementação na Prática, coordenada por Guilherme Ambar (Seegene) e com participação de Carlos Eduardo Gouvêa (CBDL), Fotini Toscas (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES-SP), Marco Bego (Inova – HC) e Leonardo Ferreira (Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro– RJ).
Além disso, a CBDL coordenou duas sessões sobre a Jornada do Paciente, o Acesso à Saúde através de um olhar especial. A sessões foram conduzidas por Luciene Scherer, pesquisadora d UFRGS. A primeira parte contou com a participação do presidente executivo da CBDL e de Simone Arede, das Mães Metabólicas, e a segunda parte trouxe um case de jornada de paciente com relato do influenciador Arthur Mancini no diagnóstico, tratamento e cura de um câncer colorretal.

O Rio Health Forum foi um evento que conectou lideranças de universidades, empresas, startups e órgãos públicos para impulsionar inovação, pesquisa aplicada e desenvolvimento econômico com foco no setor da saúde.
A CBDL organizou discussões sobre Atualizações dos Diagnósticos Inovadores e Terapias Avançadas. No dia 6 foi apresentado o presente e futuro dos produtos de terapia celular avançada, com foco nos desafios que o Brasil tem da translação à produção. Já no dia 7 foram apresentados os diagnósticos inovadores para as terapias avançadas e medicina personalizada para melhorar a jornada do paciente, os desafios para incorporação desses diagnósticos.
Com informações da CBDL – 10.11.2025