A diretora técnica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Josely Chiarella, participou da Cúpula Global de Preparação das Pandemias, realizada no fim de julho no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. Rio de Janeiro.
O evento teve a organização do Ministério da Saúde, da Fiocruz e da Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi). Essa é a segunda edição da cúpula, sendo a primeira na América Latina.
O programa foi aberto pela ministra da saúde Nísia Trindade, além de Tedros Adhanon, diretor geral da Organização Mundial de Saúde (virtual) e Mike Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências da OMS.
O encontro teve discussões importantes sobre os desafios futuros para a elaboração de uma proposta global para as pandemias, segundo a proposta da Missão dos 100 dias, que tem como objetivo criar capacidade de respostas para a próxima pandemia com vacinas, diagnósticos e medicamentos em 100 dias, independente do patógeno.
De acordo com a diretora da CBDL, o acesso equitativo à saúde poderá ser atingido fortalecendo a capacidade de produção local e regional de tecnologias de saúde no Sul Global.
No evento, a OMS apresentou a estratégia de mapear famílias de patógenos de potencial pandêmico, estratégia fundamental para P&D de diagnósticos, vacinas e terapêuticas.
Também foram discutidos vários aspectos de vigilância global de doenças, e os especialistas compartilharam reflexões e resultados que se desdobrarão em fóruns internacionais como G7 e G20.
Com informações do Portal Gov.br – 09.08.2024