Leia também

CBDL e MedTech Europe fortalecem parceria estratégica em prol do setor de dispositivos médicos

A CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial), por meio da sua diretora técnica, Josely Chiarella, esteve semana passada em Bruxelas, na Bélgica, para um encontro com a MedTech Europe, entidade que representa, no contexto europeu, as indústrias de tecnologia médica, incluindo fabricantes de diagnósticos in vitro (IVD) e dispositivos médicos, com o objetivo de estreitar relações.

A MedTech Europe surgiu da união de duas associações tradicionais do setor: a EDMA (ligada à indústria de diagnóstico in vitro) e a Eucomed (focada em dispositivos médicos). A fusão buscou fortalecer a representação política e institucional do setor, promovendo de forma mais eficaz os interesses das empresas de tecnologia médica em toda a Europa.

Hoje, a Europa abriga mais de 33 mil empresas do setor. Os principais polos estão localizados na Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Suíça. Como bloco, a Europa representa atualmente a principal origem de dispositivos médicos regularizados no Brasil, com cerca de 22% dos registros de produtos na ANVISA. Em seguida, aparecem a China (17,3%) e os Estados Unidos (16,7%).

Recentemente, a MedTech Europe criou um grupo de trabalho com foco específico no Brasil. A iniciativa visa aprofundar o entendimento sobre o ecossistema nacional de dispositivos médicos, estimular a cooperação institucional e fortalecer a presença das empresas europeias no mercado brasileiro.

Com informações da CBDL – 26.06.2025

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.