A Câmara Brasiliera de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) assinou um Memorando de Entendimento com Leir Research Institute for Business, Technology and Society, Martin Tuchman School of Management, do New Jersey Institute of Technology (Estados Unidos) com o objetico de estabelecer uma parceria colaborativa entre a instituição, o Projeto AIS.TI e a CBDL no sentido de promover pesquisa e inovação na área de diagnóstico laboratorial, com a utilização de ferramentas tecnológicas inovadoras como a IA (Inteligência Artificial).
Em contrapartida, a entidade brasiliera de diagnóstico in vitro prestará apoio às atividades de pesquisa conduzidas pelo Leir e parceiros nos próximos anos.
“A iniciativa tem como proposta aproximar as grandes conquistas tecnológicas, principalmente pautadas pela IA, no segmento de diagnóstico para benefício de toda uma sociedade”, destacou o presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa.

Entre os tópicos que constam no documento assinado pelas partes estão:
Apoio à Pesquisa: a CBDL fornecerá apoio técnico, financeiro e/ou material aos projetos de pesquisa em diagnóstico laboratorial realizados pelo Leir e pelo Projeto AIS.TI;
Intercâmbio de Conhecimento: facilitação do intercâmbio de conhecimento, expertise e melhores práticas por meio de seminários, workshops e conferências conjuntos;
Capacitação: programas de treinamento, estágios e outras iniciativas de capacitação para estudantes e pesquisadores;
Publicações e Disseminação Conjuntas: incentivo à autoria conjunta de artigos de pesquisa e a disseminação dos resultados para as comunidades científica e empresarial mais amplas;
Revisão Periódica: o progresso da parceria será revisado anualmente para garantir benefício mútuo e alinhamento com os objetivos estratégicos.
De acordo com a CBDL, o documento entrará em vigor a partir da data de assinatura e permanecerá por um período de dois anos, a menos que seja rescindido antecipadamente por consentimento mútuo das partes. Qualquer parte poderá rescindir o Memorando de Entendimento mediante notificação por escrito com 60 dias de antecedência às outras partes.
A cerimônia de assinatura ocorreu durante o Workshop “Diagnóstico 5.0 – A Inteligência Artificial reinventando a Saúde”, durante a 2ª Missão Brasileira à ADLM.
Assinaram o documento o presidente do Conselho de Administração da CBDL, Fulvio Facco, presidente executivo, Carlos Eduardo Gouvea e Renan Leonel, pelo Leir Research Institute da NJIT.
Com informações da CBDL – 07.08.2025