A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), representada pelo presidente executivo Carlos Eduardo Gouvêa, participou da MedTech Conference 2025, evento realizado em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos.
O encontro, que é organizado pela ADVAMED – Advanced Medical Technology Association, reuniu representantes da indústria, instituições regulatórias, e profissionais do setor de dispositivos médicos de diversos países. A CBDL, junto à ABRAIDI, integrou a delegação brasileira liderada pela Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), com o apoio da AdvaMed.
Na visão de Carlos Eduardo Gouvêa, um dos papéis protagonistas do encontro foi o da Anvisa, que abordou muito sobre convergência regulatória, MDSAP, entre outros temas convergentes.
O Brasil teve uma participação especial no evento com representantes da Anvisa, abordando o cenário regulatório no país, com destaque para o reliance e a necessidade de avaliar a expansão dessa ferramenta na relação com outros países. Foi pauta também a importância da recomposição do quadro de funcionários da Anvisa, assim como a adoção de iniciativas que visem à redução da fila de registros por meio de inovação, colaboração, transformação digital, mas sem deixar de lado o mais importante que é o rigor científico.
Gouvêa participou também de painéis com o enfoque nas fusões e aquisições do setor de serviços em saúde.
O gerente executivo Davi Uemoto da Abraidi também destacou atividades inteiramente dedicadas à questão regulatória no mundo, com foco especial no Brasil, acompanhando de perto o que está acontecendo em termos de regulação no país. “Participamos de palestras sobre fusões e aquisições, ressaltando a importância de as empresas terem um horizonte claro — tanto em termos de propósito e estratégia quanto na questão financeira — e abordando toda a temática da inteligência artificial e da computação avançada, que foi discutida ao longo dos três dias do evento”, completou.
Com informações da CBDL – 16.10.2025