Leia também

Capacitação qualifica 297 profissionais para socorro a múltiplas vítimas

Foco foi o aperfeiçoamento para resposta em situações de emergências e desastres. Oportunidade serviu ainda para integração institucional

A Força Nacional do SUS (FN-SUS), do Ministério da Saúde, realizou a primeira capacitação do ano. A qualificação tem como objetivo fortalecer o preparo dos profissionais para reposta a situações de emergências e desastres, além de promover a integração entre as agências locais. O treinamento em Preparo da Reposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de março, na cidade de Curitiba (PR).

O curso no Paraná envolveu 297 profissionais do setor da Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos de controle de trânsito, órgãos de segurança, forças militares e outros. Durante esta semana, participaram de atividades teóricas e exercícios práticos e aprimoraram técnicas para situações de emergências.

Para a tenente do Corpo de Bombeiros de Cianorte (PR), Kássia Feitosa, o evento trouxe muito conhecimento e promoveu integração. “Tivemos a oportunidade de conhecer outros profissionais de instituições que atuam integrados na área e isso vamos levar de crescimento para nossa unidade, para tentar desenvolver e disseminar esse conhecimento entre os demais companheiros, em nome da melhoria do atendimento à população” pontuou. “O evento foi de grande valia para equipes das cidades que possuem uma população bem grande”, avaliou o enfermeiro do SAMU, Leandro de Freitas, que trabalha no suporte avançado de vida há 15 anos.

“A presença de todas essas entidades é fundamental, pois o principal conceito trabalhado é o da cooperação entre as equipes e as especialidades para garantir o melhor atendimento possível, no menor tempo possível”, pontua o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), do Ministério da Saúde, Brunno Carrijo.

O coordenador da Força Nacional do SUS, Moura Filho, explica que a ideia é que os três níveis de gestão: federal, estadual e municipal atuem de forma coordenada e imediata em caso de incidentes com múltiplas vítimas. “Nosso objetivo é demonstrar a teoria e a prática nesse curso, para que as forças trabalhem integradas, uma força-tarefa que levamos aos estados para que possamos treinar e capacitar”, conta Moura.

O Ministério da Saúde ainda pretende realizar outros treinamentos da Força Nacional do SUS durante o ano. Até hoje, mais de 1,6 mil profissionais já foram capacitados pelo IMV em todo Brasil.

Apoio
Desde 2011, a FN-SUS é responsável por medidas de prevenção, assistência e controle de situações epidemiológicas, desastres naturais ou situação de desassistência à população, quando se esgota a possibilidade de resposta ou é necessário um apoio ao estado ou ao município. Ao longo desses anos, a Força atuou em mais de 53 missões, com 500 voluntários, como no enfrentamento do momento mais crítico da pandemia da Covid-19 em Manaus e em outros estados.

Com informações do portal gov.br (26/03/2022)