Leia também

Calendário de reuniões regionais começa por São Paulo e encontros passam por todas as regiões do País

A ABRAIDI, retomou as reuniões regionais com empresas associadas. As duas primeiras aconteceram em 5 e 6 de julho, na Capital paulista e em Campinas, interior de São Paulo, respectivamente. Os encontros foram comandados pelo diretor executivo, Bruno Bezerra, e pelo presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha.

Ainda em julho e depois em agosto tiveram mais dez encontros presenciais e outros dois virtuais, totalizando doze que foram pela ordem: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Nordeste (PI, CE, MA, RN, PB, AL e SE de forma virtual), Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Norte/Centro-Oeste – AM, AC, PA, MT, MS e GO (virtual), cobrindo todos os estados nos quais a ABRAIDI tem associados.

Os executivos falaram das ações da entidade como a Academia ABRAIDI, o Fórum, a campanha “Produtos para Saúde – Cuidando de você!”, os webinares realizados e as atividades em comemoração aos 30 anos da Associação.

Sérgio Rocha apresentou, em várias ocasiões, os números do Anuário da Associação que revelam uma continuidade das distorções no setor de saúde, como retenções de faturamento, glosas injustificadas, inadimplência e descontos financeiros. Os valores contingenciados por planos de saúde e hospitais totalizaram R$ 1,4 bilhão. O tema foi recorrente em várias reuniões e fomentou reclamações de empresas associadas.
Também foram abordados a questão do reprocessamento de produtos não estéreis; temas ligados a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD; a Tabela SUS, que segue congelada há décadas e tem inviabilizado o fornecimento de produtos para a saúde com os preços tão defasados; o fato de o fornecedor ainda precisar realizar, no pós-cirúrgico, a limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais, instrumentais e equipamentos; o aumento geral de custos e a pressão por diminuição de preços; a aquisição de hospitais e planos de saúde por grandes grupos empresariais e como isso tem alterado a dinâmica dos mercados; entre outros temas.

O diretor executivo e o presidente da ABRAIDI ainda apresentaram temas relacionados às relações governamentais sobre competitividade e gestão, regulatório e compliance e, por fim, privacidade de dados.

Nas reuniões, os associados elogiaram o trabalho que vem sendo realizado pela ABRAIDI, além da retomada das reuniões regionais presenciais, que permitem maior interação e debate sobre as dificuldades do setor. Em alguns encontros houve o patrocínio da Diferencial Tributária – que apresentou aos associados soluções e serviços de recuperação de créditos por via administrativa, o que pode auxiliar as empresas a reduzir custos com impostos e melhorar o fluxo de caixa.

Com informações do ABRAIDI.COM.BR (05/09/2022)