Logo ABIIS

Leia também

Brasil retoma o protagonismo internacional em discussões multilaterais em agenda da OMS

Nísia Trindade fala na assembleia pela primeira vez como Ministra da Saúde e reforça a importância da abordagem socioambiental das questões da saúde, além da preparação para futuras pandemias

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, chega neste sábado (20) a Genebra, na Suíça, para participar da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS). Órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a reunião conta com a presença dos países-membro e desenha as políticas da Organização para os próximos doze meses. Neste ano, o tema escolhido foi “OMS aos 75: salvando vidas, levando saúde para todos”. Em relação ao Brasil, o destaque é para a retomada do protagonismo do país na agenda internacional e em discussões multilaterais em pautas prioritárias para a saúde global.

Ampliação do acesso à saúde, tratamento das populações negligenciadas — frente às chamadas doenças tropicais negligenciadas, preparação para futuras pandemias, discussões sobre tecnologia em saúde, acesso às populações indígenas e cuidado integral para todos são alguns dos temas em destaque. “Não é possível falar em saúde sem abordar os determinantes sociais e ambientais e sem pensar no cuidado integral com as pessoas. Não esperamos viver uma nova pandemia como essa, que marcou o século XXI, mas sabemos que há grande probabilidade de que ocorram novas doenças, novos surtos e a recolocação de antigas doenças, a reemergência. Por isso, o mundo precisa estar preparado”, destaca a ministra Nísia Trindade.

Assim como as diretrizes da gestão à frente do Ministério da Saúde no Brasil, a passagem da ministra por Genebra será marcada por pautas como a garantia da oferta global de saúde, sobretudo às populações mais vulneráveis. “O Brasil tem um papel fundamental para que pensemos a saúde como um bem público”, ressalta.

Nísia Trindade discursará na segunda-feira (22) após 9h, no horário local.

Jéssica Gotlib
Ministério da SaúdeCategoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Com informações do portal GOV.BR (23/05/2023)