Logo ABIIS

Leia também

Brasil e Reino Unido iniciam cooperação na área de saúde pública

O Brasil e o Reino Unido serão parceiros em uma cooperação técnica bilateral para o aprimoramento de ações na área de saúde pública. Direcionado a países em desenvolvimento, o programa Saúde Melhor é uma iniciativa de financiamento do governo britânico, cujo lançamento global aconteceu, em Londres, nesta segunda-feira (24), com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Ligado ao Prosperity Fund – o fundo de cooperação do Governo do Reino Unido -, o programa vai disponibilizar ao Brasil até 14 milhões de libras esterlinas para a execução de projetos, que visam o fortalecimento de áreas estratégicas, como a Atenção Primária à Saúde, uma das principais metas da gestão de Mandetta.   

“O sistema de saúde inglês tem historicamente um nível muito elevado de gestão e organização. Esse trabalho será feito para proporcionar essa troca de expertise. Na Atenção primária, eles são muito fortes. Na parte de epidemiologia, em resistência a antibióticos, eles também são muito fortes”, afirmou o ministro Mandetta, que citou ainda outras áreas em que a parceria Brasil-Reino Unido será importante, como genética e hemoderivados. “Será muito importante essa troca de experiência e de saberes com o sistema de saúde inglês, no qual nosso SUS é inspirado, um sistema público e universal”, finalizou o ministro.

Na cotação de hoje, os recursos para o Brasil, já aprovados pelo governo britânico, equivalem a aproximadamente R$ 75 milhões, que deverão ser utilizados por até quatro anos em outras ações também consideradas prioritárias, como o uso de tecnologias digitais e a incorporação de padrões internacionais de uso de dados; e a evolução de ciclos de pesquisa e a inovação para a incorporação de novas tecnologias e políticas baseadas em evidência.

O Reino Unido é referência mundial em diversas áreas da Ciência, Tecnologia e inovação em Saúde. Técnicos brasileiros e britânicos trabalharão em parceria para a construção de ações de saúde pública de acordo com as áreas consideradas prioritárias. Já os recursos do programa serão executados diretamente pelo Governo Britânico. Além do Brasil, também são beneficiados pelo Prosperity Fund do governo britânico, México, África do Sul, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Myanmar.

Em Londres, além de participar do lançamento do programa Saúde Melhor, o ministro Luiz Henrique Mandetta também cumpre uma agenda de visitas para conhecer os avanços britânicos na área de saúde pública.  

Com informações do portal do Ministério da Saúde (21/06/2019)