Logo ABIIS

Leia também

Brasil e Guiana assinam Memorando de Entendimento para cooperação em saúde

Documento busca estabelecer cooperação entre os signatários no campo da saúde, reunindo recursos técnicos, tecnológicos, científicos e humanos.

Brasil e Guiana firmaram, nesta quinta-feira (11), parceria para cooperação em saúde. O Memorando de Entendimento para selar o acordo foi assinado pela ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade, e pelo chefe da área no país vizinho, Frank Anthony. A cerimônia também contou com a presença da secretária nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto.

A iniciativa busca estabelecer uma ampla cooperação entre os signatários no campo da saúde, reunindo recursos técnicos, tecnológicos, científicos e humanos, com a finalidade de compartilhar conhecimentos, habilidades e experiências entre os dois países.

“Esse acordo é de extrema importância. Pode contribuir para atividades de treinamento, capacitação e intercâmbio. Junto a isso acrescentamos nossa visão cada vez mais intensa de fortalecer ações de saúde na fronteira”, destacou Nísia Trindade.

Na oportunidade, a ministra reforçou o compromisso do Brasil em aprimorar a vigilância sanitária em Roraima – um dos estados brasileiros que fazem fronteira com a Guiana. Trindade citou como exemplo desse fortalecimento a instalação da Casa de Governo, órgão federal que coordena o enfrentamento da crise humanitária que aflige a Terra Indígena Yanomami. Nísia citou, ainda, a possibilidade de troca de experiências em saúde digital, uma das pautas prioritárias do Brasil na liderança do G20.

“Esta parceria a longo prazo será positiva. Temos dificuldades em conseguir profissionais, como enfermeiros, por exemplo, e alguns outros precisam de treinamento. Também queremos apoio em tecnologia para melhorar a qualidade do serviço que vamos oferecer. Estamos animados por trilhar esse caminho juntos”, afirmou o ministro guianês.

O acordo é focado nas seguintes áreas estratégicas:

I- vigilância em saúde e eliminação das doenças determinadas socialmente;
II- atenção primária à saúde e saúde mental;
III- saúde digital; e
IV- ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Agendas bilaterais

A comitiva da Guiana participou de agendas bilaterais ao longo do dia, em Brasília. Com a Secretaria de Informação e Saúde Digital, compartilhamento de experiências exitosas que o Brasil tem tido com a Telemedicina e a implementação do Meu SUS Digital. Em encontro com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, foi discutida a formação de profissionais na área da saúde, desde o nível técnico a especializações. Já com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, foi apresentada a iniciativa brasileira para um Brasil Saudável, bem como intercâmbio sobre ações para eliminação de doenças.

Com informações do portal GOV.BR (12/04/2024)