Leia também

Brasil destaca avanços regulatórios no setor de dispositivos médicos e reforça diálogo com a Anvisa, na MedTech Conference 2025

Painéis sobre boas práticas regulatórias, Reliance e desafios do setor médico-hospitalar mostraram a cooperação entre indústria e governo.

A MedTech Conference 2025, realizada em San Diego, nos Estados Unidos, entre os dias 5 e 8 de outubro, marcou os 50 anos da Advanced Medical Technology Association (AdvaMed), entidade que integra a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS). O evento – considerado um dos maiores do mundo voltados à tecnologia médica – reuniu autoridades regulatórias, representantes da indústria e especialistas do setor de tecnologia médica de diversos países e destacou temas como Boas Práticas Regulatórias, Reliance, práticas comerciais internacionais, contingência regulatória e os desafios das taxas aplicadas globalmente pelos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participou de painéis e debates sobre a evolução do modelo regulatório nacional e a interação com o Inmetro, reforçando o compromisso do país com a harmonização internacional e a cooperação entre agências. No painel ‘Perspectiva dos Reguladores – Avanços na Harmonização Global e no Regulatory Reliance’, ao lado de representantes de Estados Unidos, Reino Unido, Singapura e Japão, Karen Noffs compartilhou como a Anvisa está adotando estruturas de reliance (confiança regulatória). As discussões se concentraram em reduzir esforços duplicados, fortalecer redes de confiança entre reguladores e acelerar o acesso a produtos médicos, mantendo os padrões de segurança e supervisão. O painel reforçou que a convergência regulatória é um objetivo de longo prazo, sustentado pela colaboração, transparência e princípios compartilhados. Balbiana Verazez falou sobre a perspectiva e os desafios regulatórios nos próximos meses, com a nova gestão da diretora Daniela Marreco à frente da 3ª Diretoria.

No debate sobre ‘Boas Práticas Regulatórias e o cenário em transformação dos Dispositivos Médicos no Brasil’, participaram o presidente do Conselho de Administração da ABIIS, Bruno Boldrin Bezerra, e a integrante da Coalizão Interamericana para Convergência Regulatória, Marina Carvalho. “A sessão refletiu sobre como experiências internacionais — como as do Canadá, Estados Unidos e países da América Latina — podem contribuir para aprimorar a proporcionalidade regulatória, os mecanismos de reliance e a simplificação da avaliação de conformidade. O debate enfatizou a importância de fortalecer abordagens baseadas em risco, promover maior coordenação entre agências e alinhar-se às Boas Práticas Regulatórias, de modo a apoiar tanto a inovação quanto o acesso ágil às tecnologias”, afirmou Marina.

A conferência também teve painéis sobre o impacto da pandemia nas cadeias de suprimentos, a necessidade de fortalecer a produção local e o papel crescente da inteligência artificial e da digitalização na saúde; encontros de networking; e discussões sobre políticas públicas, regulação e sustentabilidade no setor de dispositivos médicos

O presidente executivo da ABIIS definiu o evento como excelente. “além de mostrar para o mundo como a Anvisa atua, tivemos chance de dialogar sobre os principais gargalos que o setor enxerga nesse momento”, concluiu José Márcio Cerqueira Gomes.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.