A pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria da Saúde de São Paulo, Fotini Toscas, membro titular da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) conferiu uma palestra sobre o tema da Avaliação de Tecnologia da Saúde (ATS) dentro do painel “Medicina Personalizada x ATS – Avaliação de Tecnologia da Saúde = Desafios e Perspectivas”, durante a segunda edição do seminário, “Diagnósticos Inovadores para Terapias Avançadas”, ocorrida no Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no início de maio.
Fotini destacou a ATS como um processo multidisciplinar e levantou aspectos clínicos e econômicos, além de incluir os pacientes e sistema organizacional, uma vez que utiliza de métodos tecnológicos em saúde em diferentes ciclos de vida, além das tomadas de decisões.
Entre os aspectos da ATS multifacetada, o cenário clínico, econômico, o dos pacientes e a ética, e o organizacional, com tecnologias personalizadas e inovações disruptivas em análises econômicas de custo, financiamento e monitoramento, entre outros.
A pesquisadora esmiuçou as regras para a incorporação como evidência científica, estudos de análise econômica, avaliação da CONITEC para o Ministério da Saúde e publicação no Diário Oficial (DOU), além da dinâmica e os desafios da ATS na CONITEC, principalmente com o olhar da área de dispositivos médicos e diagnóstico.
Entre as oportunidades mencionadas pela pesquisadora estão os registros nacionais e os dados do mundo real; uma ATS colaborativa; o desenvolvimento local e fortalecimento da capacidade e sustentabilidade; incentivo às qualificações; retenção de talentos, etc.
A segunda edição do seminário, “Diagnósticos Inovadores para Terapias Avançadas”, contou com a participação de dezenas de participantes, entre profissionais de saúde, representantes de entidades do segmento laboratorial, estudantes, academia e executivos da indústria de diagnóstico.
O encontro teve a organização conjunta da CBDL e Albert Einstein Medicina Diagnóstica, com patrocínio da empresa associada Seegene e apoio da YouCare.
Com informações da CBDL – 12.05.25