Leia também

Autoridades sanitárias e representantes da indústria de dispositivos médicos do mundo todo se reúnem para melhorar sistema regulatório global

Entre os dias 16 e 20 de setembro, em Seattle, nos Estados Unidos, aconteceu a 26ª Sessão do IMDRF – grupo voluntário de reguladores de dispositivos médicos de todo o mundo que visa acelerar a harmonização e a convergência regulatória internacional de dispositivos médicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) representou o Brasil. O presidente Executivo da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), José Márcio Cerqueira Gomes, esteve presente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS); autoridades sanitárias dos 11 membros – Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Rússia, Singapura e União Europeia –; e os países convidados El Salvador, Etiópia, Jordânia, Quênia, México, Nigéria e Tanzânia debateram os diferentes caminhos para o desenvolvimento de um sistema regulatório; as condições necessárias para uma regulamentação eficaz de dispositivos médicos; reliance (confiança regulatória); e atualizações regulatórias do Comitê de Gestão do IMDRF e Observadores Oficiais.

“O primeiro dia foi marcado por um rico debate sobre os principais desafios do setor de dispositivos médicos. Além dos países que fazem parte do fórum, autoridades sanitárias de El Salvador, Quênia, Nigéria entre outros, falaram sobre suas experiências na busca de um sistema regulatório mais efetivo e globalmente harmonizado, ações de pós-mercado e implementação de reliance”, contou José Márcio Cerqueira Gomes.

No dia 17 de setembro, o encontro seguiu com as atualizações dos países membros, incluído o Brasil, com apresentação de Augusto Geyer, pela Anvisa.