Logo ABIIS

Leia também

Auditoria-Geral do SUS e CGU discutem inovação tecnológica, novas ferramentas e treinamentos especializados

Os órgãos destacaram a importância de investir em tecnologia e inovação para fortalecer a eficiência e a transparência nas ações de auditoria

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram, na manhã desta quarta-feira (17), uma reunião com o objetivo de discutir estratégias para impulsionar a ampliação da inovação tecnológica e a gestão de qualidade nas atividades de auditoria.

Representantes das duas instâncias compartilharam suas visões e experiências sobre o tema, em especial sobre a auditoria do Sistema Único de Saúde. O diretor da AudSUS, Alexandre Rodrigues, apresentou a estrutura do órgão que dá assistência direta e imediata à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e destacou a importância desse alinhamento.

“Temos um sistema de controle da CGU e do TCU, e exercemos dentro do Ministério da Saúde a auditoria sobre a execução das políticas públicas do SUS, é essencial esse tipo de diálogo, tanto para evitar o retrabalho, como para interação entre os órgãos”, defendeu Alexandre. 

“No passado, a AudSUS ficou muito fechada em torno de si mesma, sem dialogar com os órgãos de controle para discutir modelos de atividade. A mudança de gestão, tanto na CGU quanto na AudSUS, pede esse alinhamento. É um trabalho conjunto”, acrescentou.

Ambas as partes destacaram a importância de investir em tecnologia e inovação para fortalecer a eficiência e a transparência nas ações de auditoria. Também reconheceram que a colaboração pode resultar em avanços significativos na identificação de irregularidades, prevenção de fraudes e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido, foi sugerida a criação de um comitê para que encontros aconteçam de forma pontuais.

O coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Figueiras, também expressou entusiasmo com a parceria. “A CGU está empenhada em disponibilizar ferramentas para que a AudSUS possa avançar nos trabalhos realizados. Saio desta reunião com boa expectativa de aproximação”, afirmou.

Como resultado da reunião, ficou acordado que a AudSUS e a CGU trabalharão em conjunto no compartilhamento de conhecimentos técnicos e realização de treinamentos especializados. Essas iniciativas visam capacitar inicialmente os profissionais de auditoria no nível federal, além de aprimorar as ferramentas e os processos utilizados nas atividades de auditoria governamental.

Com informações do portal GOV.BR (23/05/2023)