Logo ABIIS

Leia também

Aprovado plano de transformação digital da Anvisa

Estratégia prevê implementação de 120 serviços digitais na Agência até 2020.

A Anvisa, o Ministério da Economia e a Presidência da República aprovaram, na quarta-feira (9/10), o Plano Digital da Agência. Parte da estratégia de implementação da Política de Governança Digital do Poder Executivo, o programa prevê a transformação de 120 serviços da Anvisa de manuais para digitais até o final de 2020.

O diretor-presidente da Anvisa, William Dib, afirma que a novidade sinaliza uma direção, uma mudança de comportamento na forma como a Agência interage e presta seus serviços. “É algo além da tecnologia, que deve gerar economia e oportunidades para rever processos de trabalho de forma integrada, para melhor atender às necessidades dos usuários e cidadãos, além de otimizar os serviços dos nossos técnicos”, enfatiza Dib.

Já Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital, destaca que o Plano Digital é fundamental para a população brasileira. “O Governo tem que ser simples e estar na palma da mão, à disposição, onde o cidadão estiver, 24 horas por dia. A Anvisa dá aqui um passo importante na sua modernização”.

Segundo José Ricardo da Veiga, secretário especial de Modernização do Estado, “a Anvisa digital é um Brasil mais sintonizado com a eficiência e com um olhar exclusivo para o bem-estar da nossa sociedade”.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso do cidadão a informações e serviços oferecidos pela Agência, além de:

– Ampliar a oferta de serviços digitais para o cidadão.

– Propiciar maior autonomia, transparência e satisfação aos usuários.

– Desburocratizar os serviços prestados pela Agência.

– Reduzir o tempo médio de atendimento e os custos na prestação de serviços.

– Promover integração e uso de inteligência de dados na prestação de serviços.

– Implementar soluções tecnológicas que otimizem o trabalho dos técnicos.

Cronograma de transformação

De 180 serviços oferecidos pela Anvisa, o Plano Digital contempla a transformação de 120 deles para o formato digital, até 2020. O cronograma previsto foi dividido em duas etapas. A primeira terá 62 serviços implementados até o final de 2019. Já a segunda implementará 58 serviços digitais até o final de 2020.

Com informações do portal da ANVISA (10/10/2019)