Logo ABIIS

Leia também

Anvisa promove encontro com SNVS sobre tecnovigilância

Novo encontro com Vigilâncias Sanitárias do país dá continuidade às discussões sobre o monitoramento da pós-comercialização de produtos.

A Anvisa se reuniu, na última terça-feira (14/4), com representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para discutir ações de tecnovigilância, sob a perspectiva de uma atuação conjunta do sistema. O encontro foi coordenado pela Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON).     

Na ocasião, a representante da Superintendência de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Suvisa-RJ), Christiane Trigueiros, compartilhou a experiência e o fluxo de trabalho das análises de queixas técnicas oriundas do sistema Notivisa relacionadas aos produtos para saúde.      

Na sequência, os participantes debateram sobre a necessidade de harmonização e padronização das análises das notificações de queixas técnicas e eventos adversos dos produtos para saúde notificados no sistema.      

Durante o encontro, também foi apresentado pela Gerência de Tecnovigilância (Getec), o perfil das notificações envolvendo seringas e agulhas hipodérmicas, no contexto da vacinação da Covid-19, dando destaque para as ações vindouras de monitoramento desses produtos.       

Por fim, a Anvisa reforçou a importância da continuidade desses encontros, no intuito de fortalecer a tecnovigilância, por meio de uma ação conjunta do SNVS.      

Saiba mais         

A tecnovigilância é o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde, na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população. A tecnovigilância tem como objetivo a segurança sanitária de produtos para saúde depois de sua comercialização. Esse monitoramento engloba equipamentos, materiais, artigos médico-hospitalares, implantes e produtos para diagnóstico de uso in vitro.

Com informações do portal gov.br (16/04/2021)