Logo ABIIS

Leia também

Anvisa prioriza registro de dispositivos para diagnóstico da dengue

Medida contempla pedidos em andamento e novos pedidos protocolados nos próximos 60 dias.

A Anvisa anunciou nesta quarta-feira (6/3), durante reunião pública da Diretoria Colegiada, uma decisão importante para combater a epidemia de dengue: em caráter de urgência, serão priorizados todos os pedidos de registro de dispositivos destinados ao diagnóstico da dengue (testes utilizados em laboratórios e farmácias para identificar a doença).

O objetivo é ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da epidemia.

A medida abrange as solicitações em andamento e também as que forem protocoladas nos próximos 60 dias. Também terão prioridade os pedidos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de empresas fabricantes de testes para dengue, garantindo a qualidade e a segurança desses produtos.

Autotestes

A Anvisa está avaliando, a pedido do Ministério da Saúde, a possibilidade de comercialização de autotestes para dengue. Em breve, a Agência irá se pronunciar sobre o tema.

Ao relatar a matéria, o diretor Daniel Pereira enfatizou: “Enquanto nos esforçamos para disponibilizar mais testes, é igualmente importante reconhecer que o controle efetivo da dengue requer uma abordagem multifacetada. A prevenção e o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, continuam sendo a pedra angular de nossos esforços. Medidas como eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas e educação pública são cruciais e não devem ser negligenciadas.”

Com informações do portal GOV.BR (06/03/2024)