Objetivo é fortalecer relações bilaterais e buscar parcerias estratégicas.
A Anvisa integrou a delegação oficial do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em missões realizadas na Inglaterra e na China, voltadas ao fortalecimento das relações bilaterais e à busca de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de produtos de saúde no Brasil.
Além do Ministério da Saúde e da Anvisa, a comitiva brasileira contou com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de associações do setor privado.
As agendas tiveram como objetivo aprofundar o diálogo com autoridades de saúde e instituições de pesquisa dos dois países, bem como identificar oportunidades de cooperação científica e tecnológica voltadas à produção e à inovação em saúde.
No caso da China, a parceria visa promover qualidade, inovação, ciência e tecnologia em benefício da saúde brasileira. A programação no país incluiu visitas a hospitais inteligentes, que têm servido de referência para a concepção do primeiro hospital desse tipo no Brasil, com foco em ampliar o acesso da população à saúde de qualidade e baseada em inovação.
A participação da Anvisa na missão reforça o compromisso da Agência com a cooperação internacional e a promoção da convergência regulatória, pilares importantes para o aprimoramento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o fortalecimento do SUS, garantindo o acesso da população brasileira a produtos e serviços seguros, eficazes e de qualidade.
Com informações do Portal Gov.br – 15.10.2025.