Encontros ocorreram em Puerto Iguazú/AR e Foz de Iguaçu/BR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participou ativamente de dois eventos voltados para a gestão coordenada de fronteiras, promovidos pelo Subcomitê Técnico de Controles e Operativa de Fronteira do Mercosul.
O primeiro desses eventos foi a Reunião Bilateral Argentina-Brasil, realizada nos dias 9 e 10 de abril, na sede da Aduana Argentina em Puerto Iguazú. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados às Áreas de Controle Integrado, além de questões voltadas para a otimização dos fluxos aduaneiros entre os diversos órgãos envolvidos no comércio exterior.
Já o segundo evento ocorreu em Foz do Iguaçu, nos dias 11 e 12 de abril, reunindo representantes do setor público e privado para a elaboração do Mapeamento de importação e exportação de mercadorias entre o Brasil e o Paraguai. A Anvisa foi representada por servidoras e servidores da área de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF).
Este mapeamento faz parte de uma série de iniciativas envolvendo Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de diagnosticar os fluxos de importação e exportação de mercadorias entre esses países e propor melhorias que visem a agilidade, segurança e facilitação do comércio transfronteiriço.
Outros eventos similares estão previstos ao longo do ano, reforçando o compromisso da Anvisa com a gestão eficiente e coordenada das fronteiras.
Mapeamento de importação e exportação entre Brasil-Paraguai.
Com informações do portal GOV.BR (26/04/2024)